quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nova atualização em guias alimentares!

 Há mais ou menos 1 ano atrás falei aqui sobre o guia alimentar My Plate.Lembram?

 

Agora, um grupo de especialistas de Havard apresentaram um novo modelo deste, pois consideram que  possui mais precisão nas recomendações.Estamos falando do Harvard Healthy Eating Plate.Vejam(Para melhor visualização cliquem na foto):

 Versão em Inglês

 Versão Traduzida para o Português.

O “My Plate” apesar de muito mais informativo e intuitivo em relação à quantidade de alimentos apresenta algumas falhas por ausência de detalhes.
Os dois guias partilham o mesmo ícone – o prato – e fazem a mesma divisão dos alimentos em quatro grupos: cereais, proteínas, frutas e vegetais, mas são muito distintos nas recomendações. Verificou-se que o “My Plate” não indica alguns produtos de alto valor proteíco – como o peixe, as leguminosas ou os frutos secos.
O “Healthy Eating Plate” em detrimento do "My Plate" ,incentiva ao consumo de hortaliças e peixe, ao invés da carne vermelha, para reduzir os riscos de desenvolvimento de problemas cardiovasculares, diabetes e cancro do cólon. No “My Plate”, o consumo de proteínas e principalmente de carne é ainda muito valorizado.
OBS:Só um lembrete...No Brasil ,é legal que estes guias não sejam utilizados individualmente para orientações, mas sim em paralelo ao Guia da Pirâmide Alimentar adaptado à população brasileira,pois devemos levar em consideração as peculiaridades alimentares de nossa população também ...OK?

Nenhum comentário: