Dicas da Nutri


  DICAS PARA A VOLTA ÀS AULAS!!!

  Fevereiro se inicia  e com ele também se inicia o período escolar... Hora de voltar a rotina e de   preferência que ela seja seguida  de modo saudável, já que nas férias sempre ocorrem uns pequenos deslizes, que agora devem ser ajustados...Certo?

Então, vão aí algumas dicas legais para iniciar bem esta jornada!!!
  • Um café da manhã completo,composto por frutas ou sucos naturais,leite ou derivados,pães e cereais é de fundamental importância no período escolar, pois ele propicia um melhor redimento tanto nos estudos e nas atividades físicas, principalmente para aqueles que estudam em turno matutino.
  • No café da manhã deve ser evitado adicionar açúcar aos achocolatados,pois estes já contêm grande quantidade,mais do que o suficiente.
  • Evite que as crianças levem para o lanche escolar, salgadinhos,biscoitos e guloseimas ricos em açúcares,gorduras e sódio.Isto inclui também os refrigerantes e bebidas açucaradas.
  • Caso por algum motivo os pais desejem abrir mão de algum dia para as guloseimas,nunca se deve dar o pacote inteiro.Separe uma pequena porção em um potinho ou saquinho plástico para que o consumo seja controlado.
  • É importante que os bons hábitos dentro de casa também se estendam para vida escolar, e para aquelas crianças que já conseguem escolher o próprio alimento que vai levar no lanche,ou que até mesmo recebam mesada para comprar na cantina da escola,é fundamental responsabilizá-las pelas escolhas, a fim de que se comprometam a seguir opções mais saudáveis.
  • Os lanches escolares podem ser gostosos,variados e ao mesmo tempo saudáveis.Vejam os exemplos de composições:
  1. Sanduíche de Queijo Branco com Orégano + Suco de Manga Natural.
  2. Bolo de Laranja Caseiro +Pote de iogurte.
  3. Cookies Integrais + Suco Natural de Maracujá.
  4. Bisnaguinha com Recheio de Frango Desfiado  +1 Laranja
  5. Muffins de Banana com Aveia+ Leite Fermentado.
  • Outra dica importante é o acondionamento dos lanches.Quando forem compostos por sucos de frutas naturais ou leite ,o ideal é que se tenha uma garrafinha térmica.Em casos de sanduíches frios,iogurtes,saladas de frutas,se não houver como acondicionar em refrigeração na escola, hoje já existem as lancheiras térmicas também.É bom lembrar que para aqueles que utilizam lancheiras de qualquer tipo,a higienização deve ser diária,para evitar odores e contaminçãoes dos alimentos.
  • Muito falamos dos lanches lanches mas não podemos esquecer de que os horários de refeições em casa devem voltar ao normal, sempre pré-estabelecidos e atividades como jogar bola,nadar,praticar capoeira,dança...sempre devem ser estimuladas em prol das horas em frente ao computador e vídeo-game que os pequenos e grandes(rs) adoram ocupar seu tempo!


__________________________________________

 Dica de Cocção

Como aproveitar ao máximo os nutrientes dos vegetais sem que eles se percam na água de cozimento,por exemplo?!
Utilizar utensílios que cozinham a vapor?É uma opção,mas e quem não possui estes utensílios?
Cozinhe no forno!


Vejam como preparar...

Pique os vegetais em tirinhas(palitinhos finos)/à Julienne ou até mesmo em cubinhos pequenos.Vagem,Acelga,Chuchu,Abobrinha,Cebola,Pimentão,Repolho...(varie os vegetais).
Tempere com alho,ervas,cheiro verde fresco,azeite de oliva e coloque num pirex.Cubra-o com papel alumínio e leve ao forno aproximadamente por 40 minutos.
*Experimente fazer também desta forma...
Pegue uma metade de abóbora moranga,e dentro de sua cavidade coloque tomates picadinho,alho,cebola roxa e uma pitada de sal.Envolva-a com papel alumínio,coloque num pirex e leve ao forno até ficar macia!
Atenção:Qualquer vegetal fica bem ao forno!


Desta forma você obterá excelentes preparações para suas refeições e com minimização da perda de nutrientes hidrossolúveis!
______________________________________________________

Dica para começar o dia com disposição!!

O Café da Manhã é uma das refeições mais importantes,pois é através desta refeição que adquirimos energia para iniciar nossas atividades do dia com disposição e bem estar!

A dica de hoje(mas que serve para outros dias, pois hoje já passou da hora...rs) é acordar,realizar sua higiene pessoal e começar o dia saboreando um bom e saudável Café da Manhã!Tenha isso como hábito!

E a "pedida" de hoje...

 1 Mamão Papaya com 1/2 xícara de Iogurte de Ameixa e 2 colheres de sopa de Granola


E para completar ...

1 Fatia M de Bolo Integral de Quinua e Banana


Hummmmm...Quem não começa bem o dia desta maneira?

Vai aí a receitinha do bolo:

2 bananas amassadas, de preferência nanica ( o sabor fica mais acentuado)
2 ovos
1/2 copo de água filtrada
1 xícara de farinha de quinua
(caso tem dificuldade em encontrar,dá para fazer com 1 xícara de quinua cozida,escorrida e processada num multiprocessador ou liquificador)
5 colheres de sopa de floco de quinua
4 colheres de sopa de açúcar mascavo peneirado
(para quem acha muito forte o sabor,pode substituir pelo açúcar demerara ou por mel,sendo diabético,adoçante para forno e fogão)
1/2 xícara de chá de óleo de canola
2 colheres de chá de fermento em pó
2 colheres de chá de canela em pó(fica à critério colocar ou não!)
Modo de Preparo:Bata as claras em neve e reserve.Numa batedeira bata todos os outros ingredientes,de menos o flocos de quinua, as claras em neve e o fermento.Após batida a mistura na batedeira,acrescente os flocos de quinua e o fermento,mexendo vagarosamente e por último vá encorporando as claras em neve.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Já que o Blog está focando a obesidade infantil,vou dar algumas dicas de receitas lights e mais nutritivas de docinhos tipicamente cosumidos por crianças principalmente em festinhas de aniversário...
Muitas vezes privar a criança de comer em certas situações torna-se um desafio,mas que pode ser amenizado...
Além de mais lights e nutritivas,todas a preparações abaixo são à base de leite de soja, o que significa que crianças com intolerância a lactose podem consumir sem problemas,contanto que não haja exageroooosss(isso vale para todas),o segredo também está na porcionamento a ser consumido!
PS:Com execeção dos dadinhos de cajú, as outras receitas também podem ser consumidas por crianças portadoras de diabetes...
Este é o Brigadeiro Nutritivo:


Receita:
5 batatas baroa cozidas e amassadas
1 colher de margarina light
1 xícara de extrato de soja em pó
3 colheres de chocolate diet em pó
4 colheres de sopa de sucralose

Preparo:Derreta a margarina e adicione a  batata baroa amassada e cozida.Junte os demais ingredientes e cozinhe até desprender da panela.Depois de frio,modele os docinhos e passe na granola.Após,leve para geladeira.

---X---

Dadinhos de Amendoim


Receita:
250 g de amendoim torrado
1 xícara de leite de soja sabor chocolate
4 colheres de mel (crianças abaixo de 1 ano não devem consumir)
Decoração:4 colheres de açúcar de confeiteiro e 1 colher de suco de limão

Preparo:

Triture o amendoim num processador até virar uma farofa.Acrescente os outro ingredientes amassando até ficar homogêneo.Se for necessário pingue um pouco de água.Coloque numa forma e corte os quadradinhos.Misture os ingredientes da decoração até ficar um ponto cremoso e pingue as bolinhas com a ajuda de um palitinho.

---X---

Curau com Leite de Soja


Receita:

9 espigas de milho
500 ml de água
70 g de leite de soja em pó dissolvido em mais 500 ml de água
1 colher de sopa de açafrão
Canela a gosto
2 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão

Preparo:Rale o milho,acrescente água e coe.Acrescente os outros ingredientes e leve ao fogo para engrossar por uns 25 minutos.Despeje em um recipente e utilize a canela a gosto.

---X---

Beijinho de Soja

 

 Receita:

1 xícara de soja em grãos cozidos
2 xícaras de chá de leite de soja sabor natural
1 xícara de sucralose
1 xícara de coco ralado

Preparo:Bata a soja no liquidificador com leite de soja.Em fogo baixo misture esta massa aos outros ingredientes e mexa até engrossar.Leve para esfriar e enrole passando no coco.Graos de soja podem servir para decorar.Se preferir pode ser servido assim:

Copinhos com morangos,uva passa,ameixas
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Dica da Nutri: Receitinhas de preparações para Diabéticos

Berinjela ao Molho Italiano


2 berinjelas grandes cortada em rodelas com casca
Para o molho:
1colher de sopa de azeite
1/2 cebola pequena picadinha
1/2 lata de sardinha light
1 colher de sopa de alcaparras
1 tomate
1 colher de orégano
2 dentes de alhos
3 torradas integrais trituradas
2 colheres de sopa Raspas de Queijo Branco fresco

Modo de Preparo:

Coloque as fatias de berinjela em uma assadeira untada e faça cortes superficiais. Leve ao forno quente por 10 minutos. MOLHO: em uma frigideira, coloque o azeite, a cebola, uma pitadinha de sal e o alho. Deixe dourar. Bata no liquidificador o tomate e a sardinha. Junte ao tempero da panela, acrescente o orégano e misture bem. Deixe engrossar até obter uma pasta. Coloque as alcaparras e 1 colher (sopa) do molho sobre cada fatia de berinjela, cobrindo toda a superfície.Triture as torradas e salpique por cima juntamente com as raspas de queijo branco. Leve ao forno novamente por 15 minutos. Retire e sirva quente ou fria como entrada.

Rende 6 porções:Cada uma com 112 Kcal

----x----x----x----

Pudim  de Verão


2 envelopes de gelatina sem sabor
1 xícara de água
1 pote de iogurte desnatado
3/4 de xícara de ricota fresca esmagada
2 xícaras de suco de laranja
2 colheres de adoçante para forno e fogão
Fatias de laranja para decorar

Modo de Preparo:

Coloque a gelatina num recipiente, acrescente a água, misture e espere 1 minuto. A seguir, leve ao fogo em banho-maria para dissolver. Reserve. Bata no liquidificador o iogurte, a ricota, a gelatina reservada, o suco e o adoçante. Bata bem coloque em uma fôrma para pudim molhada e leve para gelar por 2 horas. Desenforme e decore com as fatias de laranja.

Rende 16 porções:Cada uma com 43,7 Kcal

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Dicas da Nutri de hoje:

Estratégias para abolir a utilização excessiva de sal nas preparações assim como a utilização de temperos industrializados que também possuem altíssimo teor de sódio.

Como já foi dito em algumas postagens aqui no blog,o sal deve ser consumido de forma super moderada como forma de prevenção à hipertensão além de também prevenir contra retenções de líquidos no organismo.Para quem já é hipertenso,esta orientação já se faz uma regra.
Então como reduzir a ingestão de sal?
Evitando produtos industrializados e preparando os alimentos de forma mais natural possível,dando ênfase a temperos à base de ervas,alguns tubérculos e especiarias.Podemos citar:
-Do grupo das ervas:Manjericão,Cebolinha,Salsinha,Coentro,Alfavaca,Orégano,Hortelã...
-Do grupo dos tubérculos:Alho,Cebola,Gengibre...
-Do grupo das especiarias:Curry,Açafrão,Pimentas,Anis Estrelado,Cravo,Noz Moscada...
Uma outra saída para quem não cozinha sem utilizar caldo de legumes,carne e galinha industrializados é preparar o seu próprio caldo em casa.Passarei o passo a passo de como pode ser preparado...Aqui explicarei como preparar um caldo de legumes,mas também falarei como adaptar para carnes,pescados,frutos do mar e galinha!

Primeiro:Você deve escolher os legumes de sua preferência.Vale a seu critério e gosto,mas dentre eles cebola e alho-poró...são interessantes para o sabor final.
Pique-os grosseiramente  e leve para cozinhar em uma panela.
OBS:Evite fazer em panelas de alumínio pois como é uma preparação aquosa a panela tende a contaminar os alimentos com resíduos do alumínio.


E agora um segredo:Acrescente dentro da panela com legumes um bouquet garni,que nada mais é do que um bouquezinho feito de ervas variadas laçado com um barbante.Ele conferirá um toque de sabor especial!


Com a panela tampada,deixe cozinhar até que os legumes estejam bem cozidos e que o caldo ja esteja ficando mais grossinho.
Retire os legumes após esta etapa e aproveite-os para fazer um purê,um creme ou um recheio com eles.Retire o bouquet garni também e pode descartá-lo.
Quanto ao caldo que sobrou na panela, deixe-o reduzir mais um pouco no fogo.Quando estiver mais um pouco viscoso,adicione azeite e desligue o fogo.Após esfriar,coloque em forminhas de gelo,leve para o freezer e vá utilizando conforme a demanda!
Viu?Sem sal e sem nenhum tipo de conservantes...

Mas como preparar em casos de caldos de carne,galinha,peixe?

O passo a passo é praticamente o mesmo,porém para o de carne você pode utilizar cortes não tão nobres,pois o efeito será o mesmo,o de galinha você poderá aproveitar uma carcaça,o de peixe,cabeças de peixe...Se quiser ousar e fazer de camarão,você pode utilizar cabeças e caldas,que geralmente são descartadas...

Use sua Criatividade  e aproveite para produzir uma culinária mais saudável!

-------------------------------------------------------------------------

DICA FÁCIL!!!
A "NUTRI SIMONE CARVALHO" ENSINA COMO PREPARAR UM ISOTÔNICO CASEIRO...


Para cada copo de 250 ml:

- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 pitada de sal
- 2 colheres de sopa de suco de laranja ou de limão
- água gelada
 **Para as medidas de açúcar e  sal também pode ser utilizada a colherzinha de preparar soro caseiro.
                           1. Dissolva o açucar e o sal num copo com um pouquinho de água quente .
          2. Acrescente o suco e a água gelada.Se preferir coe numa peneira fininha mas não é necessário!
                                                          
                   Esta porção de isotônico  fornece 50 calorias, 110 mg de sódio e 30 mg de potássio
 
*O isotônico possui a função de repor água e sais mineirais ao organismo,perdidos numa atividade física intensa através do suor.Também é um boa alternativa para esta reposição em casos de diarréia e vômito.

***Outra dica de isotônico "natural": Água de Coco.

--------------------------------------------------------------------------------------------------
Hoje aqui em dicas da nutri...a dica vai fugir um pouquinho ao que é o comum,mas nem por isso menos importante...Estava folheando uma revista e eis que ao invez de bolsas de marcas e peças do auge da moda, me deparei com a exposição das bolsas ecológicas...(nada mais são do que bolsas de pano ou de materiais resistentes,ou até mesmo reciclado que possuem o propósito de substituir aquelas infindas e poluentes sacolas de plástico)
Esta substituição sugere uma nova postura em relação ao meio ambiente,que precisa ser preservado para que possamos viver saudavelmente...
Em muitos países europeus por exemplo,esta consciência já é bem arraigada(Na França é proibido utilizar sacolas de plástico,"você tem que levar a sua sacola ecológica ou carrega suas compras todas nas mãos";Na Espanha paga-se uma taxa de imposto por cada sacola plástica utilizada para embalar,para incentivar a não uitlização destas e por aí vai...).
Vamos ter esta postura também em nosso país!É muito importante!

Eu já tenho a minha... E você já tem a sua?
Detalhe:Estas sacolas são vendidas a preços super acessíveis...Já é um incentivo para a adesão!
A minha custou em torno de 5 reais...

Enfim,resumindo a dica:

CUIDE DO MEIO AMBIENTE!!!
PRESERVE-O!!!
ADOTE ATITUDES QUE O PROJETA!!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMO EVITAR A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL?


• Consuma frutas e verduras em todas as refeições,pelo menos 4 porções de cada, durante o dia.

• Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ótimas fontes de fibras,porém quem possui problemas de flatulência (gases) deve consumir somente uma porção por dia;

• Sempre que possível coma frutas, como: pêra,mamão,melão, maçã, pêssego, ameixa, caqui e laranja com um pouco do bagaço, e vegetais crus.Sempre que possível deve se dar preferência a consumir as frutas com casca.Lembre-se de higienizá-las adequadamente.

• Adicione vegetais no recheio de sanduíches, em tortas e sopas;

• Substitua o pão branco,bolos e biscoitos por integrais;

• Utilize nas preparações(bolos,shakes,sucos,iogurte...), farelos(trigo,aveia ou linhaça), gérmen e fibra de trigo, granola e aveia;

Importante:Lembre-se sempre de ingerir bastante água, pois é essencial para um bom funcionamento do intestino e de praticar atividades físicas, pois também contribuem muito para melhor desempenho da motilidade intestinal.

Seguem agora,algumas dicas de preparações laxativas:

                                                         

-Água de Ameixa:Deixe ameixas frescas cortadas em ímersão em um copo de água por algumas horas e tome.

Suco Laxativo

-Bata 5 ameixas passas,2 laranjas e 1 mamão papaya,2 colheres de sopa farelo de trigo,1 colher de sopa de farinha de aveia +400 ml de água.

**Alguns suplementos à base de fibras também podem ser utilizados,porém devem ser recomendados pela nutricionista.

***Um acompanhamento nutricional periódico é de fundamental importância para modular as dicas de acordo com a necessidade de cada paciente!
----------------------------------------------------------------------------------------------

10 Dicas super importantes para você cuidar da sua:


1-Se os seus hábitos não condizem com as orientações abaixo, então está na hora de revê-los e mudá-los para uma melhor qualidade de vida e saúde.
2-Consulte um nutricionista para realizar uma boa reeducação alimentar.Inclua em seu consumo mais frutas,hortaliças,legumes,frutos oleaginosos,proteína de boa qualidade(carnes magras,leite e derivados,soja, quinua...),grãos e cereais, e evite alimentos ricos em gorduras,açúcares e sódio.
3-Pratique atividade física frequentemente e de preferência supervisionada por um profissional da área.
4-Beba água, matenha-se hidratado, pois a água é de fundamental importância para manter o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo.
5- Consulte regularmente o seu médico para acompanhar seu estado de saúde.
6-Cuide de seus dentes. Matenha sua saúde bucal com hábitos adequados de higiene.Realize um acompanhamento com seu dentista periodicamente.
7-Se possui alguma necessidade especial como:diabetes,hipertensão,doenças cardíaca,renal ,digestiva,dentre outras...Tenha um cuidado redobrado com sua saúde,seguindo as orientações de todos os profissionais,os quais necessita orientação:médicos,nutricionista,psicólogo,dentista...
8-Se não possui nenhuma necessidade especial, previna-se para que não seja acometido por elas.Pratique hábitos saudáveis,alimente-se adequadamente,tem uma boa noite de sono,pratique esportes...
9-Para uma boa saúde também é fundamental que tenha reservadas as suas horas de lazer e descanso, que não fume ou beba bebidas alcoólicas,que cuide  de seu sono,que abstraia o “stress” do dia a dia e que se organize corretamente no desempenho de suas atividades.
10-Tenha força de vontade e convicção que cuidando de sua saúde você viverá melhor tanto no futuro como no presente.Saúde sempre!!!


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dicas de lanchinhos saudáveis



Para uma boa e regulada alimentação é recomendado que a alimentação seja fracionada de 5 a 6 vezes ao dia.Podendo ser dividida em:Café da Manhã,Colação,Almoço,Lanche,Jantar e Ceia.As quantidades calorias ingeridas devem se concentrar em maior parte no Café da Manhã (Refeição muito importante,pois é a refeição que lhe dará energia para começar seu dia!),no almoço e jantar.Colação,Lanche e Ceia devem ser refeições rápidas e pouco calóricas,podendo variar entre frutas,um suco natural de frutas,iogurte com cereais,biscoitinhos enriquecidos com fibras ou integrais,barra de cereal,uma shake de leite com frutas e aveia ou pequenos sanduíches saudáveis....
Muitas vezes nestes intervalos entre desjejum e almoço,almoço e jantar e após o jantar, as pessoas tendenciam a não ter este hábito de consumo dos alimentos citados,mas sim o consumo de chocolates,bolachas recheadas,sanduíches gorduros,bebidas adocicadas,guloseimas,dentre outros...
Para encrementar e complementar ainda mais as dicas de alimentos saudáveis para se comer durante os pequenos lanchinhos,seguem algumas dicas saudáveis de preparo destes:
  • Sanduíche de Pão Árabe com Pasta de Ricota e Tomate.
Modo de Preparo da Pasta:Amasse a Ricota com um garfo.Misture um pouco de azeite e orégano,após acrescente tomate em cubinhos pequenos.
  • Sanduíche Integral Cremoso
Modo de Preparo: Escolha um pão de fora integral de sua preferência.Para o recheio,misture queijo cottage,cenoura ralada,manjericão seco e espinafre bem picadinho.Recheie  o sanduíche e leve ao forno para aquecer.
  • Cachorro Quente de Soja
Modo de Preparo do Molho:Refogue tomate,pimentão e cebola em azeite e uma pitadinha de sal e alho.Acrescente a soja texturizada(tipo carne moída) já hidratada.Por último acrescente o milho verde.O ideal é que seja consumido com o pão tipo bisnaguinha integral.
  • Sanduíche Verde e Amarelo
Utilize pão de forma de cenoura . Para o recheio misture alface,rúcula e agrião.Junte um pouco de azeite e pimentão amarelo em fatias fininhas e um pouco de mostarda e misture nas folhas.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dica de hoje...
...Suco de Frutas!!!Como conciliar a correria do dia a dia e ainda conseguir um tempinho para prepará-los?
Sempre é muito bom consumir as frutas "in natura" pois as fibras encontram-se mais preservadas, mas tomar um suquinho faz parte do consumo de qualquer um,ou pelo menos deveria...Sempre devemos optar pelo suco de fruta natural, ao invéz de refrigerantes e bebidas adocicadas.
Mas preparar um suco de frutas natural implica em descascar a fruta,picar,espremer ou bater no liquidificador...Quando seu tempo estiver muito apertado a dica é:
Escolha um dia da semana para dedicar alguns minutinhos à sua saúde!!!
Vá a um hortifruti e selecione as frutas.
Uma etapa já cumprida...


Segunda etapa, escolha as frutas e processe-as no liquidificador sem água,coloque em forminhas de gelo,leve ao freezer e vá utilizando conforme sua demanda!!!Nas horas de correria é uma opção já ter a esta polpa pronta.... 
Veja na foto abaixo:Temos polpa de manga,maracujá e mamão.Também é possível preparar polpas de outras frutas e vegetais como:cenoura,beterraba,ameixa,pêssego,abacaxi,melão...


Conhecendo um pouco mais das frutas a cima:
  • A manga é rica em minerais e vitaminas C, B5, A e antioxidantes. Possui também uma boa quantidade de ferro, magnésio e potássio.
  • O mamão é uma fruta muito nutritiva, apresentando vitaminas A, C e do complexo B. Possui também sais minerais, tais como: ferro, cálcio e fósforo.  Este fruto possui também a papaína, uma enzima que auxilia na digestão dos alimentos e absorção de nutrientes pelo organismo.
  • O maracujá é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais (ferro, sódio, cálcio e fósforo). Possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mudando o "Estilo de Vida" para prevenção e tratamento de doenças


O segredo da boa alimentação consiste em adequar as preferências individuais com a quantidade e qualidade do alimentos que farão parte da nossa dieta habitual. Existem algumas recomendações que podem ajudar a tornar sua alimentação mais saudável:
- Procure incorporar na sua dieta habitual a maior quantidade possível de alimentos ricos em fibras, tais como frutas e verduras. Por exemplo, evitar “descascar” algumas frutas, como figo, pêssego e maçã pode aumentar bastante o conteúdo de fibras, que terão um papel fundamental na saúde do seu sistema digestivo.
- Procure diminuir a quantidade de gorduras (óleo, manteiga, creme etc) e de carboidratos (massa e doces), dando preferência a alimentos grelhados e cozidos. Infelizmente a dieta habitual da nossa população é sempre mais rica em gorduras e carboidratos e pobre em proteínas do que o desejado. Evite comer “fast food”, dê preferência aos alimentos de preparação mais “caseira”.
- Diminua a quantidade total de alimentos de cada refeição. Faça mais refeições ingerindo menos calorias de cada vez. Este procedimento permitirá uma digestão mais fácil e menor apetite nas refeições maiores.
- Utilize leite e derivados (iogurte, queijos) desnatados ou light e prefira as carnes magras. Assim, você estará prevenindo o aumento do colesterol, além de controlar o peso. As leguminosas devem fazer parte do cardápio, pois contêm proteínas, ferro e fibras.
- No supermercado é preciso cuidado ao escolher o que será comprado. Levando alimentos saudáveis para casa, já estará dando um grande passo para não fugir da dieta. Dê preferência aos temperos naturais, pois os industrializados contêm grande quantidade de sal. Os óleos mais saudáveis são os vegetais (canola, girassol, milho ou soja), porém evite frituras.
- E não se esqueça: se for comer uma sobremesa diet ou light, fique apenas com uma porção. Comer o dobro pode significar o mesmo que um doce supercalórico.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A dica de hoje será sobre saladas...
Saladas criativas,saborosas e bem apresentáveis sempre ganham um espacinho a mais nos pratos até dos menos adeptos...O segredo então é inovar sempre, pois o consumo de saladas nos proporciona vários benefícios pois são fontes de vitaminas e minerais e principalmente de fibras, estas que contribuem para melhoria do trânsito intestinal, retardam o apetite,reduzem a absorção de glicose e colesterol e ainda protegem contra doenças como por ex: câncer colorretal.
Seguem então, dicas de 7 tipos de saladas diferentes.Aproveitem as idéias para programar cada uma para um dia da semana...
São todas muito boas,tanto em sabor como em aspectos nutricionais!!!

1-Salada Caesar com Agrião

Em uma saladeira coloque Agrião,Atum Sólido(Reserve um colher de atum),Pimentão Colorido, Tomate Cereja  e Croûtons. Reserve.
Misture bem o atum reservado com gemas de ovos cozidas e alho, até obter uma pasta. Acrescente o sal e misture novamente. Pingue azeite aos poucos, misturando bem. Sirva com a salada . Polvilhe de preferencia com Ricota amassada.

Salada Caesar de Agrião

2-Salada com Frutas

Pique tomates sem sementes, cebola, maçã e pêra.Misture com um pouco de nozes moída e pimenta branca.Após a mistura acresecente um pouco de iogurte natura apenas para dar uma cremosidade. Disponha em uma travessa, decorada com alface crespa e kiwi cortados em rodelas.


3-Ninho de Alface Americana com Manga e Peito de Peru

Pegue 3 folhas de alface americana e ajeite-as como se fosse um ninho.Peguq 2 fatia de peito de peru light e cubra o fundo do ninho de alface.Fatie alguns pedaços de manga Tomy e dê um leve grelhada e coloque por cima.Tempere com pimenta,vinagre balsâmico e raspas de queijo grana padano.


4-Tabule Tropical

Deixe o trigo para quibe de molho durante 1 hora.Depois escorra e coloque em uma tigela.Misture tomate picadinho,hortelã,pepino,salsinha e laranja.Tempere com azeite,pimenta, sal e limão.


5-Salada de Cogumelos com Kani e Espinafre

Desfie o Kani Kama.Separe um punhado de cogumelo paris,higienize e dê um leve cozimento na frigideira,pingando água aos poucos até amaciar a consistência.Após junte ao Kani e um pouco de espinafre.Tempere com maionese light,sal,cebola roxa,azeite e gotas de limão.



 6-Salada de Brócolis,Gergelim e Cenoura

Cozinhe o brócolis po 5 minutos e reserve.Aqueça o forno e e coloque as sementes de gergelim para torrar.Rale Cenoura.Após misture os 3 ingredientes com azeite,vinagre de arroz e uma pitada de molho shoyo.


7-Salada Mediterrânea

Misture folhas de alface americana,rúcula,damascos,cenoura ralada, castanha do pará,camarão,uvas passas,palmito e azeitonas pretas.Tempere com azeite,sal e vinagre.



 Bom apetite!!!


Nenhum comentário: