Obesidade ,Etc e Tal...

Quase metade da população brasileira está acima do peso  
    
Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde indica que percentual da população acima do peso e de obesos aumentou nos últimos seis anos. O desafio do Ministério da Saúde é estacionar a tendência de crescimento nos próximos dez anos
O excesso de peso e a obesidade aumentaram nos últimos seis anos no Brasil, é o que aponta o mais recente levantamento realizado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o estudo, a proporção de pessoas acima do peso no Brasil avançou de 42,7%, em 2006, para 48,5%, em 2011. No mesmo período, o percentual de obesos subiu de 11,4% para 15,8%.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o resultado desse levantamento mostra que é necessário continuar investindo em ações preventivas, sobretudo aos mais jovens. “Com o resultado desse levantamento nós conseguimos resultados que permitem aprimorar nossas políticas públicas, que são essenciais para prevenir uma geração de pessoas com excesso de peso”, disse o ministro durante o anúncio, nesta terça-feira (10), dos resultados da última pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.

O estudo retrata os hábitos da população brasileira e é uma importante fonte para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde preventiva. Foram entrevistados 54 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal, entre janeiro e dezembro de 2011.

O aumento das porcentagens de pessoas obesas e com excesso de peso atinge tanto a população masculina quanto a feminina. Em 2006, 47,2% dos homens e 38,5% das mulheres estavam acima do peso ideal. Agora, as proporções subiram para 52,6% e 44,7 %, respectivamente.

O problema do excesso de peso entre os homens começa cedo. Entre os 18 e 24 anos, 29,4% já estão com o Índice de Massa Corporal (IMC) – razão entre o peso e o quadrado da altura – maior ou superior a 25 Kg/m², ou seja, acima do peso ideal. Já a proporção em homens com diferença etária de apenas 10 anos (idades entre 25 e 34 anos) quase dobra, atingindo 55% da população masculina. Na faixa etária de 35 a 45 anos, a porcentagem alcança 63% dos homens brasileiros.

Fonte:Ministério da Saúde
http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/4718/162/quase-metade-da-populacao-brasileira-esta-acima-do-peso.html

_______________________________

Olá pessoal!
Encontrei uma animação sobre OBESIDADE INFANTIL na internet,e achei super válido compartilhar aqui no blog com vocês!Muito interessante,educativo,uma poderosa arma para educação nutricional, tanto para pais como para as próprias crianças!
Enjoy!!!


 _________________________________________________________

 Obesidade e Abordagem de Tratamento Adequado

Sabe-se que a obesidade  vem sendo alvo de inúmeras mensagens da literatura leiga,que promovem a idéia de soluções fáceis para obtenção de um peso muitas vezes irreal.
Estas abordagens inadequadas levam a população obesa ou com sobrepeso a vivenciar incontáveis experiências frustradas de emagrecimento não sustentado, a partir de uso abusivo de medicações e dietas completamente desaconselháveis.
Existe ainda muita dúvida em torno desta problemática e um profissional deve estar preparado para orientar adequadamente a população..
Sendo assim, neste " post" optei  por discutir as controvérsias e mitos associados ao tratamento da obesidade e fornecer um embasamento profissional sobre questionamentos comuns na prática clínica.
Então vamos às desmitificações e orientações adequadas para o tratamento da obesidade!!!
  • Existe alguma alimento que emagrece?
Não!O que ajuda a emagrecer e manter o peso saudável é diminuir a densidade energética das refeições,ou seja, consumir preparações menos calóricas,porém isto não significa que um alimento ou outro faça emagrecer!

  • Tomar líquido durante a refeição engorda?
Depende!Existem evidências científicas de que para manter um peso saudável é preciso reduzir o consumo de bebidas açucaradas,porém não existe nos consensos e diretrizes de orientação nada que restrinja especificamente o consumo de líquidos durante a refeição,embora o valor energético da bebida deva ser levado em consideração.O consumo de bebidas durante a refeição deve ser evitado quando este hábito acompanha o prejuízo na mastigação,que é um importante fator da saciedade.

  • Por que parei de emagrecer,mesmo continuando a fazer a dieta?
Com uma dieta hipocalórica e atividade física o balanço energético será negativo,consequentemente a perda de peso ocorrerá,porém com o passar do tempo,o emagrecimento pode não ser somente da diminuição da massa gorda,como também da massa magra.Este efeito pode promover a diminuição do gasto energético e aumento do apetite.Ocorre uma resistência biológica,que de certa forma é protetora.

  • A dieta que funciona para outra pessoa funciona para mim?
Não.A prescrição da dieta deve ser individualizada.A resposta do organismo ao tratamento dietético também é individual,não sendo possível prever a quantidade de perda de peso e em quanto tempo ela ocorrerá.O ritmo de emagrecimento depende de vários fatores,como o peso inicial,atividade física e resposta metabólica.

  • Porque quando era mais jovem era mais fácil de perder peso?
Existe uma relação comprovada entre idade,paridade e peso corpóreo.Vários fatores podem explicar esta associação,como mudança da composição corpórea,nível de atividade física e resposta a metabólica à dieta.As metas e peso não evem ser baseadas em valores irreais,mas sim em um peso saudável,suficiente para controle dos parâmetros metabólicos e de qualidade de vida.

  • Dietas com shakes emagrecem? 
Às vezes sim,porém elas não fazem parte das recomendações presentes em consensos e nas diretrizes estabelecidas pelas comunidades científicas.A grande questão é que a perda de peso com shakes não produzem manutenção de resultados além de haver dificuldade de inclusão de alimentos saudáveis que não faziam parte do hábito alimentar,ainda que estes shakes apresentem boa qualidade nutricional.

  • Como conseguir emagrecer rapidamente?
 Quanto maior a restrição calórica mais rápido é o emagrecimento.Esta proposta é comum em clínicas de internação e spas.Contudo,emagrecer de forma rápida(exceto em casos de cirúrgica bariátrica) implica em risco de reganho de peso.o chamado efeito ioiô!A meta de perda de peso deve ser vista como um tratamento prolongado,de restrição energética moderada,com vistas à manutenção de peso saudável.

  • Dieta da proteína funciona?
Depende.Além da proteína possuir maior termogênese,as dietas hiperprotéicas tendem a serem hipoenergéticas e monótonas.A curto prazo costumam proporcionar perda de peso mais rápida do que através de uma dieta balanceada,porém não existe comprovação que este tipo de dieta,assim como outras da moda,promovam efeitos melhores e mais sustentados do que as dietas convencionais.

  • Fórmulas de emagrecimento vendidas em farmácias de manipulação mesmo sendo ditas naturais,podem fazer mal? 
Sim.Fórmula produzidas em farmácias de manipulação não estão descritas em consensos ou diretrizes relacionadas a obesidade ou síndrome metabólica. A população deve tomar cuidado com receitas e e fórmulas milagrosas,fornecidos por profissionais que se dizem perseguidos pela comunidade científica.Várias fórmulas naturais possuem princípios farmacológicos e hormônios sem qualquer controle de segurança.O tratamento eficiente da obesidade deverá ser embasado em  reeducação alimentar e prática de atividade física.A medicação pode ajudar como uma tratamento coadjuvante,porém deve ser feita a partir de prescrição de médico especializado.

  • Se eu fizer  a cirugia da obesidade,nunca mais vou engordar?
Depende.Assim como a terapia medicamentosa, a cirúrgia também é um tratamento coadjuvante.a manutenção de peso a longo prazo dependerá da adoção de uma estilo de vida adequado.Várias pesquisas mostram que indivíduos obesos voltam a serem obesos entre 10 e 15 anos após a cirurgia.Provavelmente,isto decorre da manutenção de estilo de vida inadequado.

Enfim,a todos aqueles que procuram obter um peso saudável e adequado procurem um nutricionista para orientá-los e tornar esta busca com maior chance de sucesso!Nada de buscar opções que ao invés de trazer o seu objetivo lhe trará frustrações!

Restando dúvidas,estou à disposição em respondê-las !

Meus contatos estão aqui!Clique! 

Atendimentos em Consultório no Bairro Barra funda e Moema/São Paulo.
___________________________________________________________

 Vídeo de Campanha contra Obesidade


Para refletir...




_____________________________________________________________

 Obesidade Infantil



Atualmente o Brasil passa por uma transição nutricional,em que ocorrem uma série de inversões de problemas nutricionais.O que está sendo observado é que está havendo um declínio nos problemas de déficits estaturais em crianças e adolescentes,mas em compensação uma maior mobilidade social de sobrepeso e obesidade nos estratos da população de renda mais baixa deste mesmo grupo.
As causas da obesidade infantil podem ser genéticas ou por causas adquiridas como:medicamentos,fatores ambientais e comportamentais,fatores epigenéticos ou virais.
A maioria dos casos (95%) se devem aos fatores ambientais e comportamentais,como por exemplo:O SEDENTARISMO!
O sedentarismo em crianças e adolescentes explica-se pelo fato das crianças estarem passando várias horas em frente à TV, computador e vídeo-games(quando ultrapassa-se 8h dia o risco é mais aumentado) e por terem poucas opções recretivas próximas aos domícilios.


Também há uma correlação da obesidade infantil com a obesidade dos pais.A partir dos 3 anos de idade,quando um dos pais é obeso o risco da criança vir a ser obesa é de 25% a 50%,quando mãe e pai são obesos o risco pode chegar a 100%.Isso se deve ao comportamento alimentar absorvido pela crianças em relação ao comportamento alimentar dos pais,que em geral é hipercalórico,rico em açúcares e gorduras.

Quanto aos fatores epigenéticos são meios pelos quais o meio ambiente controla os fatores genéticos, como por ex:a nutrição materna durante a gravidez.

Outro fator epigenético é o aleitamento materno, qual tem função protetora contra a obesidade.Crianças que não receberam aleitamento materno podem obter maior risco de obesidade já que provavelmente se alimentaram ou alimentam de farináceos,os quais possuem alto valor calórico.
Mães que perdem peso antes da gravidez,ou que submetem a cirugia bariátrica anterior a gravidez devido a obesidade mórbida previnem a transmissão de obesidade para o filho.
As consequências geradas pela obesidade infantil podem ser as citadas:
  • Asma Brônquica
  • Hipoxemia Crônica
  • Tíbia Vara

  • Sangramento uterino disfuncional
  • Pseudoginecomastia

  • Litíase Biliar
  • Esteatohepatite não alccólica
  • Depressão
  • Baixo auto-estima
  • Transtornos Alimentares
O tratamento para obesidade infantil consiste em:

1-Mudanças do estilo de vida
2-Suporte Psicológico
3-Orientação Alimentar
4-Apoio Familliar
5-Medicamentos

**Busque sempre ajuda profissional de nutricionistas,médicos e psicólogos!!!

 Pais,

O melhor de tudo é a prevenção da obesidade infantil, que pode se dar pelo evitamento da obesidade gestacional,priorização do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de idade,introduzir outros alimentos somente a partir de 6 meses,limitar a quantidade de alimento calórico em casa e incentivar a prática de atividade física.


Nenhum comentário: