quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Utilizando a informação dos rótulos dos alimentos para fazer escolhas mais saudáveis!


A informação nutricional contida no rótulo dos alimentos é um instrumento de fundamental apoio para escolha dos alimentos na hora da compra.
Fique atento!!!Naturalmente a indústria dará maior destaque às características positivas do produto!!!Por exemplo:Um produto que expõe possuir alto teor de fibra,em contrapartida, poderá ter altos valores de gordura,sódio ou açúcar...Para um boa escolha é necessário não cair nestas "pegadinhas"!O produto deve ter boa composição por completo!
Fortalecer a nossa capacidade de decidir pelo alimento mais adequado é um desafio muito grande perante as informações publicitárias de marketing, porém temos que atingir esta conquista para preservar nossa saúde e nosso direito de consumidores.
Querem aprender como fazer as melhores escolhas de alimentos?Vamos lá!!!


Lista de ingredientes

Como regra os ingredientes são colocados em ordem decrescente da respectiva proporção em que está contido naquele alimento.O item que aparece em primeiro lugar entra em maior quantidade na formulação do produto.De maneira geral se os primeiros ingredientes são açúcar,gordura e derivados,o alimento terá grande quantidade destas substâncias.Os aditivos alimentares(conversantes,edulcorantes,conservantes...) devem ser declarados após os ingredientes,constando sua função no alimento.
Na hora de escolher fiquem atentos!!!Vou citar alguns exemplos das famosas pegadinhas neste caso...
  • Pães Integrais:Apesar de estar escrito integral,ele pode conter farinha refinada na composição,porém o teor de farinha integral irá variar de um fabricante para outro,existem marcas em que o teor é bastante baixo e existem outras em que o teor já é mais elevado, inclusive até maior doque o da farinha refinada.Então,quando for comprar um pão integral,cuidado para não levar um pão não tão integral assim...
  • Chocolates Amargos:São os que fazem bem para saúde se consumidos moderadamente,certo?Nem sempre!!!Existem algumas marcas em que quando você vai ler a lista de ingredientes o primeiro deles é o açúcar...você deverá preferir os que em  primeiros ingredientes venham o cacau em pó e a massa de cacau...
***Atenção para esta situação também:Algumas vezes o nome dos ingredioentes podem estar incompletos como no caso da gordural hidrogenada,que pode vir aparecendo como gordura vegetal. Gordura vegetal é diferente de óleo vegetal.Aquela é hidrogenada e prejudicial á saúde, este é rico em ácidos graxos insaturados que não prejudicam a saúde desde que consumidos com moderação.

Informação Nutricional:

Deve conter a quantidade de energia que aquela porção contém e quantidade em gramas ou miligramas dos seguintes ingredientes:carboidrato,proteína,gordura total,gordura saturada.gordura trans,fibra alimentar e sódio.Alguns alimentos estão excluídos desta regra,como:bebidas alcoólicas,chás,vinagre,café,especiarias,produtos de venda a varejo,alimentos porcionados em restaurantes,embalagens que possuem tamanho menor do que uma caixa de fósforo...
Se o produto possuir qualquer atributo (baixo teor de gordura,sem adição de açúcar,adição de vitaminas e minerais...) estas informações devem estar quantificadas.

Valores diários(VD):

O consumidor necessita ter a noção de avaliar se aquele ingredientes está ou não em excesso,assim ao lado da quantidade de calorias está o % de valor diário,considerando uma dieta de 2.000 Kcal.Fique atento neste caso também:2.000Kcal é um valor padrão para se comparar,mas é preciso que fique claro que não é uma recomendação de consumo.A recomendação de consumo é individualizada(varia de de pessoa para pessoas,pois a idade,sexo,atividade física,dentre outros, influenciam neste cálculo)e você somente saberá a sua depois de uma consulta com um nutricionista.

Declaração relacionada ao conteúdo de nutrientes e energia:

Alegações como alto teor de...,baixo em...,estão regulamentas pela Anvisa e seu significado depende do nutriente específico.Para maiores informações consulte: www.anvisa.gov.br-alimentos-rotulagem-manual do consumidor.

Alimentos Diet e Light:

O termo Light quer dizer baixo valor enegético ou de algum outro nutriente.Ex:Iogurte com redução de 30% de gordura.Já o termo Diet é utilizado para alimentos formulados para grupos da população com condições fisiológicas específicas.Ex:Alimentos para dieta com restrição de açúcar(diabéticos).Neste caso eles são totalmente isentos de açúcar ou estar em quantidades insignificantes.Isso vale não somente para o açúcar,mas também outros nutrientes.
Tanto os alimentos light como diet não possuem necessariamente o conteúdo de energia reduzido ou são saudáveis,pois em prol da retirada ou redução de um ingrediente,podem ser alteradas as quantidades de outros  ingredientes como por exemplo das gorduras,do sódio...

Alegação de propriedade funcional:

Os alimentos podem trazer estas alegações desde que preciamente avalidas e aprovadas pela Anvisa.Uma informaçõ funcional é uma informação relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não-nutriente tem no crescimento,desenvolvimento,na manutenção e em outras funções normais do organismo.Exemplo:Proteína de Soja=> "O consumo diário de no mínimo 25g pode ajudar a reduzir o colesterol."

Espero que tenha dado uma " luz " para vocês!!!Caso tenham alguma dúvida,deixem nos comentários,farei o possível para saná-las!Se puderem,promovam estas informções para outras pessoas também, pois serão muito úteis na saúde de cada uma!!!

Nenhum comentário: