Mitos e Verdades

    "PESSOAS QUE POSSUEM PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA PARA OBESIDADE ESTÃO CONDENADAS A SEREM OBESAS."
    MITO. Já foi evidenciado em estudos em que indivíduos com predisposição genética à obesidade seriam eutróficos em ambiente com restrições alimentares e alta demanda de atividade física,assim como o contrário,indivíduos sem predisposição genética para obesidade, em ambiente que inclua alimentos de alta densidade calórica e pouca atividade física se tornam obesos.A herança genética influencia nas formas e características do nosso corpo, mas isto não significa que a pessoa que herda o gene da obesidade deva ser necessariamente obesa.Para aumentar de peso, temos que ingerir mais calorias do que queimamos. Para combater a tendência genética é necessário muita disciplina alimentar e atividades físicas frequentes.
    -----x-----
    "TER UMA ALIMENTAÇÃO RICA EM FIBRAS AUXILIA O EMAGRECIMENTO."
    VERDADE. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.
    -----x-----
    "SUCO DE LARANJA COM BETERRABA CURA A ANEMIA FERROPRIVA"
    MITO. A beterraba contém uma pequena quantidade de ferro que não é bem absorvida pelo organismo, mesmo na presença do suco de laranja (rico em vitamina C) que melhora a absorção do ferro.A anemia ferropriva de fato somente é curada pela suplementação com sulfato ferroso.
    -----x-----
    "COMER ABACAXI APÓS AS REFEIÇÕES FAZ COM QUE AS GORDURAS NÃO SEJAM ABSORVIDAS"
    MITO. O abacaxi quando consumido após as refeições auxilia no processo digestivo, mas não diminui os valores calóricos e nem interfere na absorção das gorduras das refeições.
    -----x-----
"TEMPERAR CARNE VERMELHA COM LIMÃO REDUZ A SUA QUANTIDADE DE GORDURA."
 MITO.O limão é rico em vitamina A, do complexo B e principalmente em C. Apesar de toda essa gama de nutrientes, a fruta é incapaz de diminuir a gordura presente nas carnes. O suco de limão apenas deixará a carne mais macia, pois a acidez ajuda nas desnaturação das proteínas.
-----x-----

"QUEM MALHA À NOITE DEVE DEIXAR DE COMER CARBOIDRATO NESTE PERÍODO PARA EMAGRECER."

 MITO.Para perder peso é necessário que haja um balanço energético negativo: gastar mais energia e consumir menos calorias. O carboidrato é a principal fonte de energia que garante força para os exercícios e deve ser consumido por quem pratica atividade física. O segredo é reduzir a ingestão à noite e escolher fontes de baixo índice glicêmico, como legumes, verduras, arroz integral e outros cereais integrais.

-----x-----
  • "QUEIJO MINAS TEM MENOS GORDURA DO QUE A RICOTA"
EM GERAL É VERDADE.A ricota é feita a partir do soro do leite, que seria desprezado após a fabricação dos queijos. E é adicionado mais leite para aumentar o seu rendimento, o que também aumenta a quantidade de gordura. Uma fatia de 50 g de ricota contém em geral  11 g de gordura, contra 9 g na fatia do queijo minas.Vale ressaltar que existe uma variação entre as diferentes marcas,e talvez seja possível possível encontrar uma ricota com menos gordura do que o queijo Minas,depende muito da tecnologia de alimentos utilizada.A mais comum é a citada acima!
-----x-----
  • "OVO FAZ MAL"

 MITO.Há alguns anos atrás o ovo era visto como um vilão no aumento do colesterol,porém estudos mais recentes concluíram que isto tem a ver com uma resposta individual do organismo de cada pessoa e que o consumo de 1 unidade por dia não acarretaria problemas.
É necessário esclarecer que o ovo é uma alimento de proteína de excelente qualidade,então mesmo quem deve evitá-lo por motivos citados acima,poderá consumir as claras sem medo algum já que a concentração de colesterol está na gema.
Para uma maior segurança alimentar,vale lembrar também que não se deve consumir as gemas moles,devido ao perigo de salmonelose.Estas devem sempre estar cozidas e endurecidas.
-----x-----
  • "PULAR REFEIÇÕES EMAGRECE"
 MITO. Ao contrário do que muita gente pensa,deixar de comer por longos períodos não emagrece,pois o organismo interpreta que seu corpo está passando por privação de energia,então ele começa a poupar a energia que ele ainda tem reduzindo seu metabolismo.Além disso, pular refeições faz com que na próxima refeição seu apetite esteja aumentado além do normal,o que consequentemente irar fazer com que coma além do que deveria.

----x----
  • "LEITE FERMENTADO AJUDA A COMBATER A DIARRÉIA"
VERDADE. Os lactobacilos presentes no leite fermentado competem com as bactérias nocivas(maléficas) ao organismo, modificando,colonizando e reconstituindo a flora intestinal, com bactérias benéficas”.

Nenhum comentário: