Na Minha Cozinha...

Na minha cozinha,preparei um bolo de fubá sem glúten,sem lactose e enriquecido com  farinha de banana verde(ótima para uma melhor função intestinal,disbiose(desiquilíbrio da flora intestinal-comum em celíacos) e ainda pode ajudar no controle do diabetes.
Importante ressaltar que esta receita pode ser consumida não só por celíacos(pessoas que possuem restrição ao glúten),mas por qualquer outra pessoa que não tenha alergia a algum ingrediente,inclusive é uma ótima receita também para diabéticos e para aquelas pessoas que estão em dieta hipocalórica para perda de peso.


Vai aí a receitinha:

2 xícaras de fubá
4 colheres de sopa de amido de milho
3 colheres de sopa de farinha de banana verde
1 colher de sopa de canela
3 colheres de sopa de adoçante para forno e fogão
2 ovos
1 colher de sopa de margarina light
1 colher de chá de fermento em pó
1 copo e 1/2 de suco de laranja

Modo de preparo:Bata as claras em neve e reserve.Misture o restante,de menos o fermento.Após incorpore as claras em neve e depois o fermento em pó.Leve em forno pré-aquecido e pronto!

Super bom e saudável!
-------------------------------------------

Na minha cozinha,preparei um "sanduba super saudável e super saboroso"!!!Ótima dica para uma lanche rápido!!!
Na foto abaixo tem o passo a passo direitinho de como montar,inclusive as fotos permitem que vocês possam perceber como fica a textura e a harmonia do sanduíche também!


Receita da Pasta de Ricota com Ervas

100 g de Ricota
2 colheres de sopa cheia de coalhada
1 colher de sopa de Azeite de Oliva
Ervas Aromáticas secas(Gosto muito deste mix:orégano,manjericão,tomilho,alecrim e salsa)
1 dente de alho pequeno ralado
1 pitadinha de sal

Modo de Preparo:Amasse a ricota e misture tudo até virar uma massa homogênea.Coloque em um recipiente e regue mais um fio de azeite.

**Para montar o sanduíche utilizei Pão Integral Ômega +Salada de Tomate Italiano,Alface Crespa e Agrião.

=> 1 Sanduíche deste tem aproximadamente 180 Kcal.
=>Comparando:1 Misto Quente tem em torno de 290 Kcal.

VALE MUITO A PENA TROCAR!!!

Dica:Esta pastinha pode ser utilizada também com outras finalidades,como por ex:para comer com torradas integrais, para produzir canapés ou para rechear uma massa ou torta!
__________________________________________

Olá pessoal!Na minha Cozinha(meu laboratório de Técnica Dietética...rs),desenvolvi 3 recheios para bruschettas super leves, saudáveis e nutritivos!!!Mais uma prova de que é possível ter prazer em se alimentar,longe de preparações super calóricas e gordurosas!!!Vamos lá...

Para Bruschetta de Tomate:
Precisaremos destes ingredientes!!!
  •  1 Tomate picadinho,ervas aromáticas secas,azeite de oliva,tofu picadinho,curry e pão tipo ciabatta(pode ser integral ou baguete também)+ Cheiro Verde para finalizar
  • Misture o tomate com as ervas,coloque sobre a fatia de pão,por cima coloque o tofu e salpique o curry.Leve ao forno por alguns minutos,depois de retirar do forno,regue o azeite e salpique o cheiro-verde.
_____________________________________________

Para a Bruschetta de Atum:
  • 1 lata de posta de atum light,2 colheres de sopa de creme de ricota light,mostarda com estragão(usei esta que está foto,mas pode ser uma mostarda simples também),cenoura ralada a gosto,1/2 limão e pão de sua escolha.
  • Misture o atum com o creme de ricota com o suco de 1/2 limão,se quiser pode colocar uma pimentinha de sua escolha também!Passe a pasta no pão,cubra com cenoura ralada e pingue um pouco da mostarda para finalizar.Leve ao forno por alguns minutos e já está pronto!Finalize com cheiro verde!
_____________________________________________

Para a Bruschetta de Cogumelo:


  • 8 cogumelos Paris fresco,4 colheres de sopa de vinho tinto,1/2 de cebola ralada,1/2 colher de sopa de margarina light.
  • Refogue a cebola na margarina,acrescente o cogumelo em fatias,deixe-o cozinhar por alguns minutos e acrescente o vinho.Quando evaporar um pouco,já está pronto!Leve ao forno e finalize com cheiro-verde!
PS:Foi o meu preferido!!!

Sem mais,

bom proveito dessa dica!!!

=)

Huuuuuuuuuuuuuummmm!!!

___________________________________________________

Gostam de comidinhas orientais?
Na minha cozinha preparei uma salada de Harussame (Macarrão de Feijão Verde/Moyachi, típico da culinária Japonesa)!


Vejam como preparar:

2 novelos de Harussame
1 pepino japonês
1 cenoura
50 ml de Vinagre de Arroz
1 colher  de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de sopa de óleo de Gergelim
**A receita original também leva Kani e Gergelim.

=>Rale a cenoura e pique o pepino em tirinhas e rodelas.Deixe o Harussame de molho em água por 15 minutos.Depois escorra e coloque-o em água fervente por 5 minutos.Esccorra e lave com água gelada para interromper o cozimento.Despois de escorrido misture o óleo de gergelim.Em seguida misture separadamente,o vinagre,o açúcar e o sal para fazer o molho agridoce.Misture os vegetais neste molho e depois encorpore-os ao Harussame.Se quiser, acresecente o Kani e o Gergelim para finalizar.

Oque acharam?Gostam deste tipo de culinária?
Uma opção leve,de baixo índice glicêmico (indicado para diabéticos) e que pode substituir o tradicional macarrão, para quem possui intolerância ao glúten ou é celíaco!!
________________________________________________

Pessoal lembram da receita de hambúrguer vegetariano que postei aqui ?Uma feita a base de grão de bico?
Fiz "na minha cozinha" e está 100% aprovada!A receita deu certíssima e ficou deliciosa"Vou fazer mais vezes com certeza,mas fiz uma pequena modificação...troquei a farinha de trigo integral por farinha de aveia!!!

Experimentem preparar também!Vale muito a pena!

Uma salada mista para acompanhar também cai  muito bem!!!

Vida saudável!Comece já!!


 ---------------------------------------------------------------------

Super saudável!


Bem,para este assado de legumes vocês precisarão:

1/2 berinjela em rodelas
1/2 abobrinha em rodelas
2 tomates em rodelas
6 fatias pequenas de Ricota
Azeite de Oliva para regar
1 pitada de sal
Manjericão seco a gosto
Pimenta em grãos de sua escolha
1 xícara de chá de molho de tomate

Modo de Fazer:Salpique manjericão,a pimenta e uma pitadinha de sal sobre as rodelas e monte como se fosse uma torre,intercalando o tomate,a berinjela,a abobrinha e a ricota.O molho de tomate vai por baixo da "torre" para não agarrar na forma e por cima para finalizar!Leve ao forno brando por 15 a 20 minutos.Por fim regue com azeite de oliva.

Prato montado!
Com bastante salada...(Dica:Em horas vagas se dedique a higienizar os vegetais e deixe-os porcionados em refrigeração em saquinhos plásticos ou vasilhas com tampa para quando for utilizar!É bem prático!)


O peixe também é prático o preparo:


Deixe o marinar em suco de 1 laranja,ervas secas e pimenta.Leve ao forno o tempo suficiente para assar!

Ótima opção para uma refeição!!!Estão servidos?
--------------------------------------------------------------

 Hummmm...Na minha cozinha preparei um almoço de domingo bem legal,saboroso e super leve!Mais uma vez isso demonstra que é possível comermos nutrindo o corpo,sem abusos e ao mesmo tempo tendo prazer na alimentação!

Bem,vou dar o nome desta preparação de Camarões à minha moda!rs...A preparação é super interessante,até mesmo porque quem acha que couve só combina com costelinha de porco,linguiça e torresmo(como típica mineira sei bem disso...rs),vamos ver que ela também combina com "opções protéicas" mais leves,como por exemplo: o camarão.

Você vai precisar de:

3 batatas inglesas
Manjericão desidratado a gosto
Azeite de Oliva
1 colher de sopa rasa de requeijão light
Couve Picadinha( o quanto for necessário)
1/2 cenoura ralada
Alho ralado a gosto
1 limão
Pimenta Negra a gosto

 Primeiro,descasque as batatas e parta-as ao meio e coloque para cozinhar com uma pitada de sal.Depois de cozidas,raspe um pouco do interior e reserve j.Salpique o manjericão  e leve ao forno por 10 minutos.Depois de tirar do forno regue com azeite.

 A parte da batata que foi raspada do interior,amasse como um purê e misture o requeijão.

Tempere os camarões com limão,pimenta  e uma pitadinha de sal. Frija-os numa frigideira de preferência de teflon.Ao final regue umm pouco de azeite.
 Dê uma leve refogada na couve e na cenoura com alho e um fiozinho de óleo de soja(não utilizei sal,preferi caprichar no alho).
Pronto!Monte o prato!Faça uma cama de camarões,coloque o purêzinho dentro das batatas assadas,decore-as com camarões!Salpiquei um pouco de orégano sobre o purê!
Ao lado acomode o leve refogada de couve com cenoura!
 Ficou ótima esta combinação!


 Para beber:Suco Natural de Morango com Amoras.

Espero que vocês também coloquem este cardápio em prática na casa de vocês!Um almoço que não deixa a desejar e é de comer sem culpa.Uma opção bem mais saudável do que os tradicionais almoços de domingo com farofas,macarronadas,frituras,maionese,refrigerantes,etc e etc.
---------------------------------------------

Diretamente da minha cozinha,vou dar duas dicas de preparo de arroz integral!!!
O arroz integral ainda cria resistência de muitas pessoas em consumi-lo,mas dando toques de sabores,aromas,cores e mais nutrientes ficará irresistível não aderir...
  1. Yakimeshi (Arroz Oriental)
 Este são alguns dos ingredientes:Cenoura ralada,brócolis,repolho roxo,folhas de brócolis...
+
Peito de Frango ,Azeite e Gergelim

 Este é o resultado final!Cliquem na foto para ampliar!

Como fazer?

1 copo americano de arroz integral grão curto para 2 copos de água.Cozinhar por 10 minutos na panela de pressão.
Numa outra panela refogue tirinhas de peito de frango(1/2 peito de frango) com 1 colher de sopa de shoyo e azeite.Depois de corado,adicione o arroz cozido,misture e logo após adicione os vegetais.Tampe a panela e deixe em fogo baixo por alguns minutos.Após desligue o fogo e na hora de servir acrescente mais um fio de azeite e gergelim!

OBS:Por conta do shoyo,não leva mais nada de sal na receita!OK?

2. Arroz Maluco


 Cozinhe o arroz da mesma forma acima porém juntamente com arroz coloque 1/2 cenoura picada em palitos para cozinhar junto.
Depois de cozido,coloque 1/4 de colher de sopa de curry,cebolinha picadinha e 2 ovos cozidos picados em cubinhos e misture.Após adicione ema pitada de sal e 3 colheres de azeite de oliva.
PS:O peixe que está companhando o prato é super simples.Temperado com limão,ervas secas,azeite,pimenta e uma pitada de sal.Vai ao forno para assar,cobertos com cebolas em cubinhos e rodelas de tomate.Quando estiver quase pronto coloque na forma em que está assando, bananas fatiadas de comprido cobertas com molho de tomate e cebolinha.Deixe por mais alguns minutos e depois retire do forno.
__________________________________
Na minha cozinha preparei um prato super saboroso e saudável,vou dizer a vocês o "porque"...

Filé de Tilápia ao Forno com Batatas Doce


Primeiro:Peixes são excelentes fontes protéicas de alto valor biológico, com pouca gordura saturada e ainda também são excelentes fontes de cálcio, fósforo,ferro, iodo, cobalto e  vitaminas A, D e B.É o tipo de alimento que seu consumo deve ser incentivado ,pois ainda que o Brasil seja rico em produção de pescados o consumo destes pela população é bem baixo!

Segundo:A Batata Doce,uma raiz de interessante valor nutricional e energético,pois é considerada fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico,portanto ótima para ser consumida!Uma dica:Para quem pratica musculação é um ótimo alimento por conta disso.O ideal é que ela seja consumida entre 1 a 2 horas antes do exercício.Além do índice glicêmico favorável, é rica em vitamina A,excelente fonte dietética nas doenças causadas por avitaminose-A,carência esta,ainda muito preocupante em algumas regiões do Brasil.

Vamos à receita?

4 Filés de Tilápia
Cheiro verde a gosto
Pimenta de sua escolha
Ervas aromáticas secas(tomilho,cominho,alecrim)
1 pitada de sal
2 colheres de azeite de oliva
3 Batatas Doce médias 

Modo de Preparo:Tempere os filés com as ervas, metade do azeite,pimenta, o sal e leve ao forno.Pré cozinhe as batatas com casca(devem ser higienizadas antes).Depois de pré-cozidas,descasque-as,corte em fatias e reserve.Mais ou menos uns 10 antes de tirar o peixe do forno acrescente as batatas ao peixe e leve ao forno novamente.Ao final, acrescente cheiro verde  e o restante do azeite sobre a preparação. 

Servidos? 

 Composição do Prato:2 porções de arroz para 1 de feijão(fórmula da combinação de proteínas completas),salada simples de alface,1 porção média de peixe e 2 colheres  de sopa de Batata Doce + Suco de limão(rico em vitamina que ajuda melhorar biodisponibillidade do Ferro não heme presente nos vegetais).

 ---------------------------------------------------

E na minha cozinha...

Preparei a receitinha que postei aqui no blog de Legumes Salteados e e para acompanhar,Sassami Grelhado ao Gergelim similar à receitinha do Atum.

Hummm!Muito bom um jantarzinho leve!



 -------------------------------------
Gente,já tem um tempinho que não posto sobre o que se passa na minha cozinha né?!
Pois bem,vou postar hoje uma almocinho de domingo(Filé de Linguado ao Forno, acompanhado de Arroz 7 grãos e Pirão de Legumes + Saladinha básica de Alface Americano com Tomatinhos Sweet Grape).Vou postar também um Caldo de Champignon que preparei numa noite destas aí que o clima estava chuvoso e fresquinho!
 A receita do arroz 7 grãos você encontra em postagens anteriores aqui no blog.Vai aí então a receitinha do Filé de linguado e do Pirão de Legumes...


Para o Linguado(Pode ser feito com qualquer outro filé de peixe):
500 g de Filé de Linguado
1/2 Cebola em rodelas
Cheiro Verde a gosto
3 Colheres de sopa de Azeite de Oliva
Pimenta Preta a gosto
Cominho Seco
 Alho fresco ralado
1 pitadinha de Sal

Modo de Fazer:

Tempere as postas do peixe com o cominho,alho ralado,pimenta e 1 pitada de sal.Unte a forma com 1 colher de azeite e coloque as postas.Por cima espalhe as cebolas,o cheiro verde e o restante do azeite.Cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno por 10 minutos.Depois tire o papel alumínio e deixe assar até que seque um pouco da água exsudada.

Para o Pirão de Legumes:

1 lasca pequena do peixe assado
1 colher de salsa picadinha
1/2 abobrinha cozida
1/2 xícara de pimentões coloridos em cubinhos
1 tomate picadinho
Alho ralado
Louro em pó a gosto
1 colher de azeite
1/4 cenoura ralada fininha
 1 colher de Farinha de mandioca

Bata a abobrinha com a lasca de peixe e reserve.Refogue os pimentões,a cenoura e o tomate com o alho,azeite e o louro.Insira a mistura que foi batida.Se ficou muito grossa,pigue uma pouquinho de água.Dissolva a farinha em uma pouquinho de água também e adicione,mexendo rapidamente para não formar grumos.Depois de pronto adicione a salsa e se quiser 1 pitadinha de sal.

E vamos para o caldo!!!!


 Os ingredientes:

2 Batatas
1 Tomate bem maduro
1/2 Cenoura
1 xícara de champignon
1/2 Cebola
Alho a gosto
2 colheres de molho shoyo
2 colheres de azeite
1 colher de café de curry

Coloque para cozinhar juntos, a batata,a cebola,o tomate e a cenoura.Depois de cozidos ao dente junte-os com metade do champignon e 1 xícara de água da própria cocção. Dê uma leve triturada no liquidificador sem homogeinizar muito:Veja na foto abaixo a consistência!


Depois,doure o alho no azeite,junte o molho shoyo e o curry e despeje a mistura.Em seguida,acrescente o restante dos champignons picados em fatias!("Como vai molho shoyo,sem necessidade nenhuma de por mais sal!OK?)
---------------------------------------------------
Na minha cozinha...Dei um toque especial ao arroz!!!
Resolvi deixá-lo mais nutritivo e ainda, acrescentei um toque de propriedade funcional através do açafrão...
O açafrão também conhecido como curcuma,turmérico,gengibre amarelo ou açafrão da índia é uma planta herbácea originária da Ásia e é muito utilizada como tempero na culinária,geralmente é encontrado na forma de pó.ele possui um composto bioativo de cor amarela,chamado de curcumina.
Esse composto possui atividades benéficas em nosso organismo, como antiinflamatórias e antioxidantes, suprimindo a ativação de NF-κB e conseqüentemente inibindo sua cascata inflamatória, atuando positivamente contra Diabetes, doenças neurodegenerativas, doenças cardiovasculares, dentre muitos outros males.
Além do açafrão o que mais acrescentei à receita?Bem,o arroz utilizado foi o parboilizado,além de uma colher de sobremesa de açafrão em pó,refoguei o arroz com meia cenoura batida,azeite de oliva(1 colher de sopa) e alho triturado(a gosto).Após, o resto da cenoura cortei em meia lua e tb acrescentei ao arroz para dar um visual legal...Também acrescentei 1/2 abobrinha para dar mais um colorido e 1/6 de pimentão amarelo picadinho.A abobrinha deve ser adicionada ao final do cozimento e o pimentão depois que apagar o fogo.
OBS:Diante da divulgação da ANVISA quanto à concentração de agrotóxico do pimentão prefira utilizar o orgânico.
Para finalizar,um toque de pimenta verde jalapeña e mais um pouco de azeite de oliva depois de pronto.
Detalhe:Não foi utilizado sal e o sabor ficou espetacular mesmo assim!!!
Hummmm!Vai bem com um bife bovino magro grelhado ou um peixinho assado.Tudo de bom e nutritivo!!!


Fonte de:Vitamina A,ômega 3,vitamina E,Vitaminas do Complexo B e Fósforo.
----------------------------------------------------------
Na minha cozinha...preparei uma boa opção de lanche para crianças,nada que impeça aos adultos de também degustarem né?Mas,é que vem chegando as férias escolares e é sempre bom os pais possuírem opções saudáveis para oferecer aos filhos enquanto se divertem!!!
E como a moda agora são os calóricos cupcakes,resolvi criar uma receita saudável!
Modéstias a parte, ficou uma delícia e aposto que agradará a criançada,e de forma nutritiva...


Os ingredientes:

1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia em flocos finos
1 ovo
4 colheres de granola
1 copo duplo de leite de soja "zero"sabor maçã
1 banana
1 pitada de fermento em pó
2 colheres de sopa de açúcar mascavo
1/2 colher sopa de margarina light


Modo de Preparo:Misture a margarina ao açúcar,acrescente a farinha,a aveia e o leite de soja e misture.Misture a granola, a banana em rodelinhas finas e por último o fermento.Para assar, coloque em forminhas de empada forradas com forminhas de papel e despeje a massa.Salpique com granola por cima e leve para assar em forno pré-aquecido.


Pronto!!!!Decore,ou melhor convide as crianças para enfeitar com frutas picadinhas ou até mesmo moranguinhos(vejam acima)...Se quiserem ir mais longe, pingue gotinhas de iogurte sobre os bolinhos.


Vejam!!A massa fica bem fofinha e a casquinha bem crocante!

Dica:Para diabéticos pode ser usado ao invés de açúcar mascavo,o adoçante para forno e fogão.

Aproveitem esta dica nutritiva e cheia de fibras para as crianças!
-----------------------------------------

A escolha saudável para o almoço de domingão foi ...

Saladinha Básica de Pepino com Tomate ao molho Chimi-Churry
+
Bobó de Camarão "Nutritivo" Acompanhado de Arroz Cajun



As receitinhas:

*Bem,a saladinha não tem muitos segredos...Basta fatiar o tomate e pepino japonês em lâminas finas,e num recipiente devem ser feitas camadas intercaladas de cada um, e para temperar,Chimi-Churry misturado com Azeite de Oliva e Vinagre Balsâmico.

Para o Bobó:

350 g de Camarão com casca
200g de Aipim (já descascado)
1/2 abobrinha
1 colher de Açafrão
Alho a gosto
1/2 cebola
1/2 tomate sem semente
Pimenta a gosto
4 colheres de sopa de Azeite de Oliva
1/2 Cálice Vinho Branco
Cheiro Verde a gosto.

Para o Creme do Bobó:

Cozinhe o aipim e abobrinha com 1 dente de alho em lâminas,1 colher de azeite e 4 unidades de camarão para dar um sabor.Bata tudo num liquidificador depois de cozidos e reserve.Numa panela refogue cebola em lâminas,o alho e o tomate em 1 colher de azeite,depois adicione o vinho.Coloque uma pitadinha de sal.Adicione o Açafrão e o creme batido no liquidificador.A pimenta é a gosto.
Grelhe os camarões em 1colher de azeite e alho até ficarem crocantes.
Na hora de servir sobreponha o molho sobre os camarões,adicione o cheiro verde e regue 1/2 colher de azeite.

Para o Arroz Cajun:

1 xícara de Arroz Parboilizado
4 colheres de amêndoas em lâminas
1/4 de pimentão amarelo
1 colher de café de curry
2 colheres de azeite
Alho a gosto

Preparo:Refogue o arroz com alho e 1 colher de azeite.Adicione o curry e água.Deixe cozinhar,desligue o fogo.Depois de cozido adicione o pimentão em cubinhos e as amêndoas e mais 1 colher de azeite e misture.

Rendimento 4 porções.

Hummm...É de dar água na boca e sem cometer alta ingestão calórica.É claro que deve haver cautela no porcionamento.Exageros sempre são ruins e acarretam ao ganho de peso!!!

Sugestão de porcionamento:

1 Espumadeira M de Arroz
1 Colher de servir de Camarão
1 Concha P do Creme

**Salada: A vontade
-----------------------------------------------------

Na minha cozinha...hummmm!!!O cheirinho "tava" que era de fazer roncar o estômago!
A receitinha preparada é bem interessante nutricionalmente e pouco calórica comparando-se com outros pratos elaborados que hoje em dia estão cada vez mais sendo a preferência das pessoas, como por exemplo:massas e carnes à base de queijos,embutidos,molhos gordurosos etc...Mas a intenção desta página é justamente isso,provar por A+B que é possível  alimentar-se de preprarações elaboradas,trazendo prazer ao paladar e ao mesmo tempo, fazendo isso com pouco contéudo de gorduras e carboidratos simples e ainda com uma vasta riqueza de nutrientes!

E a receitinha é a seguinte:

Carne de Panela ao Aroma de Mostarda com Legumes,Castanha do Pará e Amêndoas

 Primeiro Passo:Cortar os legumes
Utilizei 2 batatas pequenas,2 cenouras,3 batatas baroa,1 fatia de abóbora(reparem que até a casca foi aproveitada).Reserve.
Segundo Passo:O corte de carne escolhido foi o lagarto,pois é um corte magro.
Tempere a carne com Azeite,Louro,Noz Moscada,Vinagre,Curry,Pimenta e Molho Inglês.Depois passe mostarda em toda a peça.Utilizei a de Dijon em grãos.Leve para dourar na panela de pressão.O próprio azeite já na carne já faz a função.Depois de dourada,corte 1 cebola  e 2 dentes de alho em pedaços e jogue na panela.Acrescente água até cobri-la e coloque para cozinhar na pressão.Deixe por 1 h.
Abra a panela e adicione os legumes.E deixe cozinhar mais 15 minutos e pronto!

Fatie a carne,sirva os legumes sobre ela e salpique castanhas do Pará e amêndoas em lâminas por cima.Pode-se utilizar tomatinhos para enfeitar e dar mais um colorido...
Toque final:Regue um pouco de azeite para finalizar.

Delicioso,nutritivo,funcional e os legumes..hummmm,derretem na boca.A carne,um sabor fenomenal!
As castanhas e as amêndoas,além de funcionais(ricas em ômega-3) coferem uma crocância super legal!
Nesta foto,o acompanhamento é um arroz arbóreo feito com o próprio caldo da preparação e mais nada...
Espero que gostem desta dica e passem a substituí-la em seu cardápio, ao invez de preprações altamente calóricas...OK?Não irão se arrepender!
---------------------------------------------------------------------------------------------------------
E na minha cozinhaaaa....Um festival de sopas,caldos e consomés!!!Não..é quase isso!rs...
Estou residindo em São Paulo agora,e por mais que faça calor durante o dia,quando anoitece a temperatura está sempre caindo...O clima é convidativo a este tipo de preparação!Então sempre penso em preparar algo que não seja pesado (que leve bacon,carne de porco,linguiças e alimentos do gênero...),mas que sim, seja nutritivo em micronutriente(vitaminas e minerais) e que seja também equilibrado em macronutrientes(carboidrato,protéina e lípídeos).

Desta vez,um Caldo de Batatinha Baroa com Abóbora e Tomate levando Camarões e Espinafre


Receita:

3 batatas baroa
1 fatia M de abóbora
1 tomate
Espinafre a gosto
1/4 de cebola
180 g de camarão descascado
Alho a gosto
Louro em folhas a gosto
4 colheres de azeite de oliva
Pimenta a gosto

Modo de Preparo:Cozinhe os legumes e bata no liquidificador.Refoque com alho e um pouco do azeite juntamente com o louro.Refogueo camarão com azeite e alho e uma pitada de sal.Se quiser pode adicionar um colher de sopa de molho de tomate para dar cor ao refogado.Reserve.Adicione o espinafre cortadinho no creme de legumes,deixe cozinhar por mais uns 2 minutinhos,adicione uma pitada de sal e a pimenta se desejar...Sirva o prato e por cima do creme despeje o refogado de camarão.
O redimento é de 3 porções.

Dicas:Em geral,com a cocção e o processamento dos legumes,tende-se a se perder teor de fibras dos vegetais,se quiser esta sopinha pode ser preparada com os legumes sem processá-los ou se desejar assim,pode-se acrescentar na preparação fibra de trigo ou linhaça dourada em farelo para agregar maior valor de fibras.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha...preparei duas preparações bem saborosas e saudáveis!Ótimas opções pouco calóricas para quem necessita perder peso.Tá aí excelentes sugestões para variar o cardápio e sair da monotonia...Elas podem substituir uma almoço ou um jantar perfeitamente.
São completas em recomendação de teor de carboidrato,proteínas e lipídeos...
Dica:Melhor ainda se numa refeição forem acompanhadas de uma fruta,de preferência cítrica (laranja,tangerina,goiaba,morango...)

Salada Japonesa


Creme de Cenoura,Batata e Palmito levando Champignon e Frango Desfiado


Seguem as receitinhas:

1-Salada Japonesa: Alface e Acelga rasgadas,pepino japonês em rodelas e em cubinhos(ele é mais fininho e mais crocante),cenoura ralada,tofú em cubinhos e bifum(macarrão de arroz).Para temperar azeite,vinagre de arroz,gergelim e shoyo.
ATENÇÃO PARA NÃO EXAGERAR NO SHOYO POIS CONTÉM ALTA CONCENTRAÇÃO DE SÓDIO.
A montagem é bem simples,basta verificar na foto...Só vou dar duas dicas:O bifum tem que ser cozido,porém leva segundos para cozinhar,tem que ser retirado do fogo rapidamente e para montar a salada enxague com água gelada e deixa escorrer.Quanto a segunda dica,os pepinos em cubinhos devem ser cortados um pouco maior do que na foto para facilitar o manejo de quem deseja comer com hashi.
Dica de Variações:Podem ser utilizados nesta salada também o rabanete e o aipo,além disso ao invés de tofú pode-se usar Kani.

2-Creme de Cenoura,Batata e Palmito levando Champignon e Frango Desfiado
Os ingredientes são: 1 filé de frango desfiado,1 batata pequena,2 cenouras,5 unidades de palmitos,3 champignons,2 colheres de azeite,alho,1/2 cebola pequena,pimenta preta e louro em pó.
Cozinhe os legumes,bata num liquidificador como o palmito e reserve.Refogue o frango já cozido e desfiado, no azeite,alho,cebola raladinha e louro.Acrescente o que foi batido no liquificador e deixe apurar o sabor no fogo.Por último acrescente os champignons fatiados.Sal,somente uma pitadinha...OK?
Esta receita é rica em beta-caroteno e rende 2 porções.

Bom apetite!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha... preparei mais dois novos pratos saudáveis que podem ser servidos num almoço ou até mesmo  num jantar...
Confiram as receitas!

 

Risoto de Cenoura com Tomate Acompanhado de Filé Mignon Grelhado e Salada Verde

Para o Risoto:

1 xícara e 1/2 de arroz arbóreo
4 colheres de Azeite
1 pitada de sal
1 caixinha de tomate uva
1/2 cenoura pequena
1 colher de chá de curry
1/4 de vinho branco seco
 1 colher de queijo grana padano ralado

Modo de Preparo:
Batata no liquidificador os tomates,a cenoura e 2 copos de água e reserve.
Refogue o arroz com azeite,acrescente o vinho e deixe evaporar...Em seguida,aos poucos vá adiconando a mistura do liquidificador.Não pode parar de mexer pois isto que confere a cremosidade do risoto.Quando do a consistência do grão do arroz estiver macia por fora e levemente ao dente no interior do grão é hora de acrescentar o sal,o curry e o queijo e após,desligar o fogo.
Dica especial:Para encrementar o tempero ao invez do azeite puro como encontramos,usei um  azeite que eu mesma preparei, curtido em pimenta biquinho e ervas.É muito fácil de fazer...Dá um toque diferencial!Para decorar,vagem francesa,pimenta(a do azeite) e amêndoas.
Rende 3 porções.

**Na salada utilizei:Alface crespa,americana,roxa e agrião.

Spaghetti Integral ao Creme de Ricota e Molho de Tomate


250 gramas de spaghetti integral
1 tomate maduro
1 caixinha de tomate uva
Majericão seco a gosto
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
Cebolinha a gosto
Creme de Ricota
2 colheres de azeite
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Para o molho de Tomate:Bata os tomates,o alho,a cebola com dois copos de água,manjericão e leve ao fogo para reduzir.
Cozinhe o spaghetti integral,e depois refogue-o no azeite e sal.Acrescente o creme de ricota,pingue um pouco de água para conferir maior cremosidade.Acrescente a cebolinha.Na hora de servir,despeje uma concha do molho de tomate e sirva o espaghetti por cima.Detalhe:o molho de tomate não vai sal,o segredo é o contraste do spaghetti com o adocicado do molho.Reduzindo o consumo de sal também estamos protegendo nossa saúde!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha,nos últimos dias preparei altos pratos de gastronomia saudável!
Confiram e aproveitem as dicas de receitas!!!

Primeiro Prato
Salmão em Lascas Grelhadas ao Limão
Acompanhamento:Farofinha Funcional


Receitas

Para o salmão:
3 postas de salmão
1/2 limão
Azeite a gosto
Pimenta Negra
Alecrim a gosto

Modo de Preparo:Tempero o salmão com uma pitada de sal,a pimenta e o alecrim e coloque para grelhar com azeite.Aos poucos vá espremendo o limão sobre as postas.Para servir,esmigalhe as lascas.

Para a farofinha dourada:
1/4 de farinha de mandiocao
2 colheres de farinha de linhaça
1 ovo
2 bananas da terra
Azeite a gosto
1 colher de chá de Açafrão
Cheiro Verde a gosto

Modo de Preparo:Reserve uma banana,a outra pique em cubinhos e grelhe numa frigideira,depois de dourada,acrecescente um ovo cozido pidadinho,o cheiro verde, a farinha de mandioca e o açafrão.Misture o azeite  e por final acrescente a farinha de linhaça e desligue o fogo.A banana que ficou reservada,fatie ao meio e coloque para gratinar.Enfeite o prato com ela,uma fatia de limão e um Phisales.

Segundo Prato
Filé de Linguado com Crosta de Castanhas e Amêndoas
Acompanhamento:Abobrinha Recheada ao Forno




Receitas

Para o linguado:
2 filés de linguado
Azeite, Chimi-Churri e Pimenta Branca a gosto
1 pitada de sal
Para a crosta: 6 Castanhas do Pará,8 amêndoas,1 colher de farinha de rosca, 1 colher de queijo Grana Padano,2 colheres de azeite(Bata tudo no liquidificador).

Modo de Preparo:Em um frigideira grelhe o linguado com azeite,a pimenta e o chimi-churri e por último adicione o sal.
Após grelhar, cubra o filé com a farinha da crosta e tampe a frigideira para que cause aderência.

Para Abobrinha ao Recheada ao Forno:
 2 abobrinhas caipira
Para o recheio:3 colheres de cottage,2 fatias de mussarela de búfala,1/2 tomate sem semente,orégano,cenoura ralada e cheiro verde.(Misture Tudo)

Modo de Preparo:Corte uma tampinha na abobrinha,retire a polpa de semente e lever para cozinhar numa panela com água e curry.
Depois de levemente cozida,escorra e recheie.Leve ao forno para gratinar.

BOM APETITE!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha,o jantar foi criativo e nutritivo!!!

Fritada de Ovos com Queijos
Arroz Multi-Cereais com Ervilhas ao Tomate Pera
Bebida:Suco de Manga com Mirtillo(Blueberry)
Sobremesa:Gelado de Amora com Uvas


Estes são alguns dos ingredientes utilizados(Queijo Minas,Cheiro Verde e ervas frescas( são da minha hortinha).


Para o omelete:
2 claras
1 gema
manjericão,cebolinha e orégano
1 pitadinha de sal
**Para dar uma leve untada na frigideira(deve ser utilizada a teflon): um fio de azeite de oliva


Para o Arroz Multi Cereais:
1 xícara de arroz integral com grãos integrais(esta mistura encontra-se pronta em mercados)
1/4 de ervilhas em grãos secos
Alho e cebola a gosto
2 colheres de sopa de azeite
1 caixinha de tomate pera

Modo de preparo:

Refoque o arroz multicereais com o azeite,alho e cebola picadinha e junte 3 copos de água para cozinhar.Acrescente a ervilha assim que a água for introduzida para que cozinhe juntamente.Depois de cozido(o ponto é ao dente),desligue o fogo,acrescente mais um fio de azeite e  os tomatinhos partidos ao meio,eles podem ser utilizados na decoração também!


 Para a sobremesa:

1 envelope de gelatina de amora diet
1 garrafinha de leite fermentado
1 cacho de uvas Thompson
1 pote de iogurte natural desnatado

Modo de preparo:Dilua a gelatina em 1 copo de água fervente.Deixe esfriar!Depois bata com iogurte gelado e o leite frementado.Sirva nos potes e acrescente as uvas.Para servir de calda, utilizei um pouco de iogurte de coco com prébióticos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------

Para espantar o friozinho...Na minha cozinha preparei um caldinho de feijão bem quentinho e de forma saudável e para completar o cardápio, Carne Assada com Salada.

Vamos lá...
Para o caldinho de feijão será necessário:
  
400 ml de feijão cozido
linguiça de peru light
2 colheres de azeite
1/2 cebola pequena
folhas de loura secas a gosto
1 pitadinha de sal
Alho picadinho
Cheiro Verde a gosto

Modo de Preparo:
Pique a linguiça em rodelinhas e leve ao forno para que fiquem crocantes e escorra excessos de gordura,ainda que seja light.
Bata o feijão no liquidificador com um pouco do próprio caldo.
Refogue o com o azeite,cebola e o louro.Deixe ferver para apurar o sabor!
Junte a linguiça assada.
Prove e veja se deseja colocar a pitadinha de sal.Sem o sal,verá que o sabor já é fenomenal!
Para finalizar,o cheiro verde por cima e alho dourado na frigideira(em substituição ao torresmo).

 

Para a Carne Assada:

1 peça de filé mignon
3 colheres de azeite
Tomilho,cominho,curry e chimi-churri a gosto
1 colher de mostarda em grãos
1 pitada de sal

 Modo de preparo:

Misture todos os temperos na carne(com exceção do sal, pois ele faz com que a carne perca seu sulco) e deixe descansar por 30 minutos.Coma juda de um pinça sele a peça de carne numa frigideira bem quente.Após adicone o sal.Leve ao forno coberta com papel alumínio por 1 h,depois retire e deixe corar.

Para a salada:Alface Americana,Acelga,Tomate Pera,Milho verde e Palmito pupunha.Para o molho: Misture 2 colheres de iogurte natural desnatado,oréganoa gosto,1 colher de vinagre de arroz e gotas de limão.(Super bom este molhinho!!!)
    ----------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha...o lanche foi saudável e muito saboroso!Ótima idéia para quando bate aquela vontade de um pizza,ou de um hamburguer,porém com a equivalência de calorias pela metade.Um hambúrguer simples ou uma fatia de pizza média possui em torno de 370 Kcal,já este lanchinho...178Kcal.


Vocês irão precisar deste ingredientes:Creme de Ricota,Peito de Peru,Tomate picadinho com orégano e alface fatiada.


Desta vez vamos utilizar discos de massa para wrap light.(Pode ser facilmente encontado em supermercados ou padarias)Cada disco tem aproximadamente 40kcal!


Esta é a montagem!


O wrap também pode ser preso com um palitinho ou até mesmo envolto num pael alumínio por exemplo...
Gostaram da idéia?
Vale a pena experimentar!

Outras dicas de recheios:
  • Vegetariano:Rúcula,Agrião,Cenoura Ralada,Molho de Mostarda e Soja texturizada.
  • Ricota temperada,espinafre e pimentão amarelo.
  • Tabule com Alface e Azeite
  • Jardineira de legumes e vegetais:Cenoura,Repolho,Batata,Abobrinha e Brócolis.
  • Ovos cozido,blanquet,Cenoura ralada e Queijo Minas.
  • Banana ou maçã assada,passas,castanhas e requeijão light.
 Deixe sua criatividade fluir porém não esqueça que os ingredientes ricos em gorduras,sódio e açúcar não correspondem à idéia!
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Na minha cozinha,uma alquimia de ingredientes!
Na minha cozinha,a culinária é funcional,nutritiva,saborosa e os alimentos são aproveitados integralmente!

Risoto de Cenoura,Açafrão,Quinua e Folhas de Brócolis


Receita:

2 xícaras de arroz arbóreo
1 xícara de grãos de quinua
1/2 cenoura ralada
2 folhas de brócolis cortada em tirinhas finas
3 colheres de azeite
1/2 copo de vinho branco seco
1 colherde açafrão
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Refogue o arroz com azeite e o sal.Acrescente o vinho e deixe evaporar.Vá pingando água e mexendo vagarosamemnte.Acrescente a quinua depois de 10 minutos de cozimento.Deixe cozinhar mais uns 5 minutos e então adicione a cenoura ralada.Continue pingando água para o cozimento.Não esqueça de mexer sempre!Por último acrescente o açafrão,misture e acrescente as folhas de brócolis em tirinhas.Enfeite o prato comcenoura ralada fresca e palmito pupunha com azeite e chimi-churry.
----------------------------------------------------------------------------------------------------

Na minha cozinha o almoço de domingo foi leve...
Camarão  ao Limão na chapa,acompanhado de Salada de Pepino Chinês,Alface,Repolho Branco e Tomatinhos.


Para o camarão você irá precisar um grill,coloqueo para grelhar sem nenhum tempêro,quando ele atingir a cor laranja,acrescente alho triturado,azeite e gotas  limão.Quando já estiver crocante adicone uma pitadinha de sal e sirva.

Este foi o resultado final da montagem com a salada.Super bom e uma saborosíssima opção saudável!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Desta vez não foi na minha cozinha, apreciei este prato num restaurante português em Itaipava,mas com certeza será preparado na minha cozinha também!!!
Consegui  a receita com o Cheff e estou trazendo a vocês...

Bacalhau Desfiado ao Forno:(A receita é bem simples!)

500g de lombo de bacalhau desfiado e dessalgado refogado no azeite e coentro.Depois de refogado coloque em um tabuleiro,regue com 1 copo de leite desnatao e leve para o forno.Para acompanhar:Salada de Alface Roxa,Cenoura Ralada,Agrião,Cebola e Azeitonas Pretas.


Bom apetite!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na minha cozinha preparei um consomé de legumes para espantar o frio...
Este consomé pode ser preparado com legumes ou hortaliças à sua escolha,basta que assimile os de consistência e tempo de cozimento semelhantes.
Escaolhi prepará-lo com os seguintes ingredientes:
Batata Inglesa,Abobrinha,Talos de Couve-Flor

Os ingredientes podem ser picados grosseiramente e colocados para cozinhar com uma pitada de sal,alho e cebola.

Após o cozimento bata tudo no liquidificador juntamente com um fio de azeite e um pouco de molho de tomate caseiro(ao invés do molho de tomate pode ser acrescentado também um caldo de peixe ou camarão caseiro).Também fica muito saboroso....
Volte com o preparo para a panela aquecer novamente,adicione um pouco de pimenta negra e uma pitada de curry.

Em geral os Consomés são coados em uma peneira ou em pano de prato limpo e seco...Se assim quiserem,pode ser feito...Eu pulei esta etapa pois achei que a consistência esta ideal!
Na foto acima,o prato servido...O Consomé também pode ser servido em cumbucas ou canecas!
Vai bem com rodelas de pãezinhos ou torradinhas!
Cada porção de 350 ml possui em média tem 270 Kcal.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha...
Ihhhh!!!Dessa vez não foi na minha cozinha, foi na cozinha da minha mãe que preparei um bolo de abacaxi com beterraba para ela!!!
Confiram a receita:

1 copo de 200 ml de suco de abacaxi (utilizei um pouco que sobrou do almoço)
1/2 beterraba
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de aveia em flocos
1 colher de sopa de margarina light
1 ovo
3 colheres de açúcar mascavo
1 colher de café de fermento em pó

Modo de Preparo:

Bata o suco de abacaxi com a beterraba e reserve.
Bata o ovo, a margarina e o açúcar.Depois misture todos os outros ingredientes e por último o fermento em pó.Reserve uma colher de sopa da aveia antes de misturá-la.
Unte a forma com margarina e com a aveia em flocos.Despeje a massa e leve ao forno.



A massa fica com um colorido bem interessante.Uma ótima opção para atrair as crianças para um alimentação saudável!!!O sabor também é muito bom!


Este éo resultado após assado.Apetitoso, não??!!


A aveia no fundo da forma deu um efeito bem legal no visual.Tornou o bolo mais atrativo ainda, após desenformado.

Aproveitem esta dica, bom apetite, boa nutrição!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha preparei uma guarnição "dos deuses"!!!

Mousseline de Batata Baroa


Ingredientes:

4 batatas baroa grandes
1 colher de azeite
Noz moscada a gosto
Talos de salsinha
Pitadinha de sal

Modo de Preparar:

Cozinhe a batata baroa,amasse com garfo e passe na peneira para adquirir a consistência de mousseline.
Refogue com o azeite e o sal.
Acrescente a noz moscada ralada.
Em seguida,adicione os talos de salsa picadinho.

Conhecendo um pouquinho sobre a batata baroa:

É rica em fósforo, vitamina A e niacina, sendo também uma importante fonte de energia em função do seu  teor de carboidratos. Devido à  fácil digestibilidade de seu amido, é amplamente recomendada para alimentação infantil, de pessoas idosas e convalescentes.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha preparei um lanchinho para o fim de tarde ...
Bolo de Carne com Ervas Enriquecido com Fibras
Ótima opção protéica, pode ser servido em um lanche ou pode ser servido como um prato principal em um almoço ou jantar!!!

Ingredientes:

1/2 quilo de músculo bovino moído
Cebolinha,hortelã,coentro e salsa (frescos)
Orégano,manjericão,louro em pó e tomilho(secos)
3 colheres de Azeite de Oliva
Pitadinha de sal
Curry
Molho Inglês
1 xícara de Farelo de Trigo(Aqui...o toque de fibras)


Misture tudo...Tempere com as ervas a gosto!!!


Faça frisos com o garfo...e regue um pouco de azeite.


Para servir,parta os quadradinhos e decore com tomatinhos cereja,salsa e hortelã.

Receita saudável,prática,rápida e muito saborosa!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Na minha cozinha preparei um Risoto funcional e rico em fibras...

RECEITA:

2 xícaras de arroz multigrãos(arroz integral,cevada,aveia integral,trigo integral,canola,quinua,linhaça,arroz selvagem,centeio e triticale)
2 colheres de sopa de azeite
4 colheres de ervilha congelada
1/2 cebola ralada
1/2 xícara de Funghi secchi
1 pitada de sal
2 colher de queijo grana padano ralado
Pimenta preta

MODO DE PREPARO:

Refogue o arroz em um pouco de azeite com a cebola ralada.Acrescente água e deixe cozinhar.Vá acrescentando água aos poucos até atingir o ponto de cozimento,mas não deixe secar a água por completo.
Adicione um pitadinha de sal,as ervilhas, o funghi já hidratado sem a água e a pimenta à gosto.
Com o arroz com um pouco ainda de caldo, acrescente o queijo grana padano,misturando sem parar.
Ao servir a porção regue mais um pouco de azeite sobre o risoto.


Para acompanhar o Risoto...Suco Natural de Maracujá com Mirtillo(Blueberry).


Esta preparação além deliciosa é rica em fibras(3,6g para cada 1/2 xícara do Arroz Multigrãos) também é composta por alimentos funcionais como a linhaça, a quinua, aveia e azeite de oliva.Em geral estes alimentos atuam no controle das taxas de colesterol e frações e na liberação de insulina excessiva.Em especial,aqui no blog temos uma postagem sobre a quinua,caso queiram recordar, está nas postagens de fevereiro...

Aproveitem esta dica de cardápio!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha...rolou uma inspiração para um jantarzinho especial!!!Decidi preparar uma massa,mas uma massa bem levinha e nutritiva!!!

É isso mesmo!!!Surpreendam...estes são alguns dos ingredientes!!Abobrinha e Berinjela...A foto ilustra o tipo de corte de cada uma, Abobrinha(Corte Julienne) e Berinjela(Corte Brunoise)...
 Observem:A abobrinha e a berinjela serão preparadas com a casca, previamente higienizada.

Aqui mais um novo ingrediente,Cogumelo Paris fresco (Nada mais é do que o conhecido Champignon,porém não é em conserva)
**Como higienizar o Cogumelo?
Os cogumelos em geral em contato com a água,absorvem-na e incham.Então,não devem ser lavados,devem ser limpos minuciosamente com um guardanapo de papel apenas.Oque irá garantir a segurança alimentar dele será a Cocção.Veremos à frente!!!


A massa escolhida foi esta: Conchigliones Tetracolor.(Amarelo:Açafrão;Verde:Espinafre;Preto:Tintura de Lula e o Normal: Sêmola.)


Atenção neste passo:Refogue uma pouco de cebola picadinha em 1 colher de sopa de azeite.O detalhe está aí,após insira o cogumelo e deixe dourar nesta mistura por aproximadamente 10 a 15 minutos(É necessário que se espere este tempo para garantir que o cogumelo realmente atingiu a temperatura adequada e segura para ser consumido).Depois disso,pode ser acrescentada a berinjela e a abobrinha.Adicione uma pitada de sal,misture a massa(cozida no ponto "ao dente") e logo depois 1/2 copo de leite desnatado.Deixe no fogo,mexendo sempre,até que o leite vá evaporando.
Por final,adicione Amêndoas e Pimenta Rosa.

Está aí...Fica com esta cara!!!Super saboroso!!Para acompanhar, um filézinho ao Chimi-Churri (Tempêro de alho,cebola,cebolinha,pimentão vermelho,pimenta calabressa e louro desidratados) com Palmito Pupunha.


Nesta foto,o cenário para a degustação!!Também faz a diferença nos momentos das refeições,ambiente limpo,agradável e preparado com zêlo...
Então, fica a pergunta...É possível comer bem e prazerosamente sem assimilar ingredientes gordurosos e ricos em sódio às preprações????
Sim,sim,sim!!!E ainda utilizando outros ingredientes ricos em minerais,vitaminas e fibras...
Cuidar da alimentação e da saúde sempre!
Espero que gostem!!!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha preparei uma saladinha!!!
Uma excelente opção para quando surge aquela pergunta...Oque fazer para comer,que seja rápido,nutritivo e saboroso?
É também uma excelente opção para compor um cardápio do dia a dia !


A receita é a seguinte:

Folhas de alface americana
Folhas de Acelga
1 xícara deTomate Pêra
2 colheres de sopa Gergelim
1/2 lata de Atum em conserva light
1 colher de sopa de Maionese Light
1/2 colher de sopa Mostarda
1 colher de sobremesa de Mel
Pimenta Preta à gosto
Azeite à gosto
1/2 Manga Tommy
Vinagre Balsâmico à gosto
Orégano à gosto

=>Rende 2 porções

Modo de Preparo:
Rasgue o alface e acelga e misture,acrescente o tomate.
Misture atum,a maionese,a mostarda,o mel e a pimenta .(Espalhe a mistura pingando-a sobre as folhas e o tomate.
Aqueça a frigideira para torrar o gergelim.Após espalhe-o sobre a salada.
Corte a manga em fatias e grelhe-as na frigideira.Adicione à elas o vinagre balsâmico à gosto.Distribua as fatias sobre a salada.
Por fim regue azeite e orégano.

Bom apetite!Aproveite esta sugestão!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha houve inspiração para uma sopinha,tempinho frio estava pedindo!!!Resolvi fazer uma sopinha levando os seguintes ingredientes:Serpentini de Quinua,Tomate,Brócolis e Agrião...


Esta é massa de quinua(numa das minhas idas à uma rede de supermercado,que por sinal gosto muito... encontrei e resolvi experimentar),porém não é 100% constituída desde "alimento real",é composta por sêmola também.


Perdoem mas somente a primeira foto está com qualidade decente,pois as seguintes tirei no celular...Advinhem?Minha máquina fotográfica descarregou bem na hora....
A foto acima nada mais é do que um cantinho da minha cozinha!!!


Aqui estou fazendo um refogado com os tomates,azeite,alho e cebola.


Aqui adicionei minhas ervas secas:Escolhi a alquimia de misturar tomilho, louro em pó e manjerona.Ainda acrescentei curry e "pepe nero"(uma pimentinha negra que trouxe da Itália).
O sal foi só uma pitadinha.Prezo muito por dar sabor às minhas preparações substuindo o sal por outros sabores naturais como as ervas.Gosto muito também de utilizar salsa,cebolinha,coentro frescos e assim vai!!!
Devo lembrar que devemos sempre dar preferência à esta conduta do que utilizar sal (muitas vezes em excesso),caldos e tempêros industrializados que são riquíssimos em sódio também!!!Cuidemos de  nosso coração!!!

Nesta mostro com referência da minha mão, o tamanho que fracionei as florezinhas do brocólis.Este brócolis era o chinês...


O agrião é o toque especial!!E foi adicionado no final após desligar o fogo!


Sopinha Pronta!Recapitulando...Fiz o refogado com tomate e minhas ervas ao azeite,acrescentei água,após fervura, adicionei o macarrão de quinua,depois o brócolis e para finalizar desliguei o fogo,e acrecentei as folhas de agrião.


Dica: Descobri que o macarrão de quinua é pouco estável e elástico.É bem frágil, portanto deve ser acrescentado não na ordem acima, mas após o brócolis, e deve conzinhar por apenas 2 minutos.Mais do que isso teremos o resultado acima.A massa literalmente se espedaça...O meu só cozinhou pouco mais do que os 2 minutos!


Tcham, tcham, tchaaammmmmmmmm!!!Chegou a hora boa!!!Degustar!!!
Delícia!!!Espantou o meu frio!!!
Mas não só espantou o meu frio...Também me nutriu!

RECEITA=> 1 tomate, 1/2 cebola, 1/2 brócolis, 150 g de serpentini de quinua, 1 prato de agrião,3 colheres de azeite,alho e ervas secas à gosto.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL:

Brócolis:Rico em Ca,Fonte de Vitamina C e A.Também apresenta ácido fólico,Se e K.
Agrião:Fonte de Ca,K,Vitamina A,B1,B2,Mg e P.
Tomate:Rico em licopeno e fonte de Vitamina A e C.
Quinua:Fonte protéica(lisina e metionina),Fonte de Vitamina A,B6 e B1.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha o aroma de canela com maçã assimilado ao cítrico da laranja,com certeza deixou a vizinhança com água na boca!!!
Trata-se do meu mais novo experimento "Bolo de Aveia com Maçã,Laranja e Canela"!!!O legal é que é uma ótima opção de baixa caloria,pode ser servido como uma sobremesa,além de ser todo todo integral,portanto também ótima fonte de fibras alimentares,solúveis e insolúveis...
Nas fotos estão detalhadas cada etapa desta gostosura saudável!!!
Estes são basicamente os ingredientes que utilizei:
  • 200g de farinha de aveia
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • Suco de 2 laranjas
  • 1 pote de iogurte natural
  • 1 xícara de granola
  • 1 maçã picadinha(com casca)
  • Canela à gosto
  • 1 pitada de fermento instantâneo
PS:Detalhe da maçã com casca->Realizar higienização adequada da fruta e o porquê da casca?Fonte de fibras insolúveis:Atuam na melhora da constipação intestinal,aumetando o trânsito intestinal e reduzindo o risco de hemorróidas e diverticulites.

Este é  o aspecto da massa crua!A aparência pode não estar uma das mais atrativas mas o aroma era tudo!
Para polvilhar a forma utilizei apenas água para umidificar a forma e salpiquei a própria farinha de aveia.Deu certíssimo!
Este é o bolo após sair do forno!Apetitoso não?

Aqui parti uma fatia para que tentem identificar a textura por dentro!Muito boa!Me pareceu uma textura similar a um bolo bem molhadinho quase um pudim!E o sabor sou suspeita para comentar,mas achei sensacional,a mistura da maçã com a canela e o suco de laranja ficou um absurdo de bom!!!
Enfim,este bolo vai bem para ser consumido num café da manhã,lanche,ou até mesmo para aquelas horinhas que bate aquela fominha e você não sabe o que comer...Bem em outras palavras,ao invés de bolachas,biscoitos doces,chocolates,ta aí uma dica mais saudável!!!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha ...
....Teve Caldo Verde!!!Hummmm...
Rio de Janeiro com temperatura de 15 graus não é coisa muito comum...Aproveitei para preparar um caldinho que é um dos meus preferidos!!!
Na foto chega a aparecer a fumaça saindo...
Mas vamos ao que interessa!
Como preparar este caldinho de uma forma bem saudável?
As batatas foram cozidas apenas em água e depois batidas no liquidificador em consistência de purê.
O refogado foi feito com alho,cebola,azeite,louro e uma pitadinha de sal.
A linguiça Calabresa foi feita no forno.É uma boa opção para retirar um pouco da gordura,pois além do forno conferir crocância, o excesso de gordura escorre na forma.
Depois de refogar o purê,misturar a calabresa assada,deve-se bater um pouco da couve e a outra metade acresecentamos picadinha.Logo depois o fogo deve ser desligado para preservarmos a cor verde intensa além de também preservar um pouco mais os nutrientes e fibras!

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Na minha cozinha,na minha estante,na minha cozinha, na minha estante...Enfim!!!Ficam na estante mas passam grande parte na minha cozinha...meu verdadeiro laboratório de técnica dietética!

Estes são alguns exemplares da Coleção Abril "Cozinha do Mundo"!Tenho todos!!!Comecei a coleção por mera coincidência!Nesta correria do mundo de hoje, resolvi parar numa banca e dei de cara com o primeiro exemplar..o da Itália!Não perdi tempo...Toda semana era uma nova expectativa...

Estes ganhei na época que trabalhei na GR S.A!São ótimooooooss!!!Também guardo-os como lembrança do meu primeiro emprego!!!

Este é uma aquisição recente...Veio direto da Itália,Gênova!!Legítima culinária Italiana!Vários segredos!

Este foi um presente de quando trabalhei na UTC pelo dia do Nutricionista!!Amei!!!

Este é o cantinho especial deles!!!

Agora já sabem!!!Este livros são verdadeiros brinquedos!!!Escolho as melhores receitas,modulo as menos saudáveis,dou o meu toque em cada uma...






<