terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dieta Mediterrânea...Uma boa aliada para uma vida mais saudável!

A dieta mediterrânea é um excelente modelo para uma vida saudável.Hoje existe uma consciência geral da relação entre a dieta mediterrânica e a saúde.Ela possui este nome porque baseia-se no estilo de vida do povo mediterrâneo(Formada por países de três continentes diferentes - Itália, Espanha, Grécia, Iugoslávia, França e Albânia (da Europa), Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos (da África), Turquia, Israel, Síria e Líbano (da Ásia)).A dieta dos países mediterrâneos é composta pelo alto consumo de frutas, hortaliças (verduras e legumes), cereais, leguminosas (grão-de-bico, lentilha), oleaginosas (amêndoas, azeitonas, nozes), peixes, leite e derivados (iogurte, queijos), vinho e azeite de oliva. É baseada em produtos agrícolas locais, receitas e métodos de confecção da região mediterrânea ,passada de geração em geração, partilhada nas refeições, comemorações e tradições. Além disso,a dieta mediterrânea é complementada com a atividade física diária moderada e com o estilo de vida que a ciência moderna nos convida a adoptar para beneficiar a nossa saúde.Os benefícios para a saúde da alimentação mediterrânica e o seu efeito protetor contra doenças crônicas tem sido bem provado pela comunidade científica. 
Mas, o que a faz diferente em relação à alimentação das outras regiões do mundo? 
A diferença está no baixo consumo de carnes vermelhas, gorduras de origem animal, produtos industrializados e doces (ricos em gordura e açúcar).
Esta nova pirâmide abaixo inclui todos os grupos alimentares, nas proporções e frequências que favorecem uma alimentação saudável . Este padrão de consumo de alimentos é dirigida a uma população adulta saudável e deve ser adaptado às necessidades específicas de crianças, mulheres grávidas e de pessoas com outras condições de saúde.


Clique na imagem para melhor visualização!
 
Esta pirâmide resulta de um consenso internacional e é baseada nas mais recentes evidências científicas de saúde e nutrição publicadas em centenas de artigos científicos nas últimas décadas, contribuindo assim para a harmonização dos instrumentos pedagógicos utilizados na promoção da Alimentação Mediterrânica e respondendo às necessidades de um quadro comum entre os países do Mediterrâneo. A utilização e promoção desta pirâmide é recomendada sem restrições.

Nenhum comentário: