O termo Síndrome Metabólica descreve um conjunto de fatores de risco metabólico que se manifestam num indivíduo e aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, derrames e diabetes. A Síndrome Metabólica tem como base a resistência à ação da insulina, daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, obrigando o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue.
Alguns fatores contribuem para o aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.
E você, Tem Síndrome Metabólica?
Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios abaixo:
- Obesidade central - circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem;
- Hipertensão Arterial - pressão arterial sistólica 130 e/ou pressão arterial diastólica 85 mmHg;
- Glicemia alterada (> ou superior a 110 mg/dl) ou diagnóstico de Diabetes;
- Triglicerídeos > 150 mg/dl;
- HDL colesterol £ 40 mg/dl em homens e £50 mg/dl em mulheres
Fonte:Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia
Mas o que fazer quando sou diagnosticado portador desta síndrome?
Alimentação saudável,perda de peso e prática de alguma atividade física são as melhores formas de prevenir e tratar a Síndrome Metabólica. Em alguns casos também há necessidade de uso de medicação...
Detectar o problema pode reduzir o aparecimento de futuras doenças cardíacas. Além disso, você terá tempo de mudar seu estilo de vida, evitando o desenvolvimento de diversas complicações!!!
Detectar o problema pode reduzir o aparecimento de futuras doenças cardíacas. Além disso, você terá tempo de mudar seu estilo de vida, evitando o desenvolvimento de diversas complicações!!!
Para quem possui o hábito de fumar é essencial também evitar o fumo!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário