"Let food be thy medicine and medicine be thy food."
Hipócrates, 400 a.C.
Tradução:"Deixe seu alimento ser seu remédio e seu remédio ser seu alimento."
Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado que o mesmo pode afetar beneficamente uma ou mais funções alvo do corpo, além de possuir os adequados efeitos nutricionais, de maneira que seja relevante tanto para o estado de saúde e bem estar, como para a redução do risco de doença.
Os alimentos funcionais devem ser alimentos convencionais, que demonstrem os seus efeitos nas quantidades usualmente consumidas na dieta normal.Não se tratam de comprimidos ou cápsulas, mas sim alimentos normalmente incluídos nos padrões alimentares cotidianos.Estes contêm compostos biologicamente ativos, que apresentam capacidade de regular funções fisiológicas, auxiliando na proteção contra doenças.
A alegação de propriedade funcional deve ter embasamento científico, ou seja, um alimento para ser considerado funcional deve ter sido pesquisado em estudos que comprovem este efeito.
É importante desmitificar que alimentos funcionais curam ou tratam doenças,eles reduzem o risco destas,são fatores de proteção.
Podemos classificá-los como de origem vegetal e de origem animal,por exemplo:
- De origem vegetal:
- Peixes, Latícinios ...
- De origem vegetal:
- Aveia,Uva,Tomate,Soja,Alho,Frutas Cítricas,Linhaça.Brócolis,Chás...
Baseando-se nas evidências funcionais dos alimentos, podemos falar também dos efeitos propostos pelas fibras no manejo principalmente da obesidade, como por exemplo da Beta-Glucana (encontrada na aveia).
A aveia possui a propriedade de reduzir a taxa de absorção de macronutrientes e diminuição do esvaziamento gástrico, além de interferir na atuação de enzimas e hormônios em prol do controle da obesidade.
Além da aveia também podemos falar dos alimentos probióticos e prebióticos.
Os alimentos probióticos contém microorganismos benéficos utilizados na fermentação dos alimentos.Possuem ações anti-carcinogênicas, hipocolesterolêmicas além de proteção contra patógenos entéricos e balanço da microbiota intestinal.Podemos citar como probióticos alguns iogurtes e leites fermentados.
Já os prébióticos são os ingredientes alimentares não digeríveis(são alimentos dos microorganismos presentes nos probióticos),que beneficiam a saúde do hospedeiro ao seletivamente estimular o crescimento/atividade de bactérias colônicas.Neste caso, podemos exemplicar com as fibras dietéticas e açúcares não absorvíveis.
Para maiores informações sobre alimentos funcionais podem ser consultados os sites da ANVISA e do Ministério da Saúde!!!Nestes sites podemos encontar portarias, legislação e guias alimentares sobre este assunto...Aproveitem!
BOA ALIMENTAÇÃO É VIDA!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário