sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Desenho da própria imagem: ferramenta de avaliação dos distúrbios alimentares?

Estudo publicado no The Arts in Psychotherapy, revela que as mulheres que sofrem de anorexia e bulimia, desenham uma imagem delas próprias com características proeminentemente diferentes que as mulheres que não sofrem distúrbios alimentares.


Os distúrbios alimentares são um problema crescente nas crianças e adolescentes. Este estudo realizado em conjunto pela Universidade de Haifa, Centro Médico Académico da Universidade Soroka e pelo Colégio Académico Achva, em Israel, pretendeu analisar de que forma o uso de desenhos da visualização da própria imagem pode contribuir para a avaliação dos distúrbios alimentares.

Esta análise foi realizada através da combinação do uso do desenho da imagem que estas mulheres vêm de si próprias e da aplicação de questionários previamente validados. A amostra correspondeu a 76 mulheres, das quais, 36 foram diagnosticadas como portadoras de distúrbios alimentares de acordo com os critérios DSM-IV, anorexia nervosa ou bulimia nervosa, 20 apresentavam excesso de peso e 20 não tinham distúrbios alimentares e tinham um peso normal. Foram utilizados métodos quantificáveis de apreciação na análise dos desenhos.

Os resultados indicaram diferenças claras nos desenhos destes 3 grupos de mulheres. Apesar das implicações destes resultados e das suas interpretações serem discutíveis, o uso do desenho da própria imagem pode ser uma ferramenta valiosa a ser desenvolvida pelos profissionais de saúde

Fonte: Jonathan Guez, Rachel Lev-Wiesel, Shimrit Valetsky, Diego Kruszewski Sztul, Bat-Sheva Pener. Self-figure drawings in women with anorexia; bulimia; overweight; and normal weight: A possible tool for assessment. The Arts in Psychotherapy, 2010; 37 (5).Ouvir

Nenhum comentário: