segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Semana do Dia das Crianças x Situação Especial na Alimentação Infantil (Parte II)


Situação Especial: Como deve-se proceder quanto à alimentação quando a criança está doentinha?



A criança doente com infecção geralmente tem o apetite diminuído, pode vomitar, pode sentir dor ou ter cólicas e gasta mais energia por causa da febre...

• Se a criança estiver sendo amamentada exclusivamente no seio, não pare de amamentar, continue dando o peito; caso a criança fique muito sonolenta faça carinho nas bochechas para estimular que ela continue mamando; não dê outros alimentos ou leites.
• A criança amamentada exclusivamente no seio tem menor risco de ser hospitalizada.
• A criança doente precisa comer para não perder peso e para que melhore rápido.A alimentação deve ser preparada sem temperos e com mínima quantidade de óleo para evitar que a criança vomite e não queira comer mais.
• Se a criança estiver vomitando, o ideal é oferecer os alimentos em pequenas quantidades várias vezes ao dia; dar preferência para alimentos  secos (torradas ou biscoitos simples) ou em consistência de papas (por ex: peito de frango sem pele desfiado, arroz, batata e cenoura amassados cozidos na água e
sem temperos).
• Dê alimentos em temperatura ambiente ou mais frios, eles são melhores aceitos do que alimentos muito quentes.
• A criança precisa ser hidratada, portanto ofereça água e sucos naturais em pequena quantidade nos intervalos das refeições e várias vezes; quando são dados grandes volumes de água ou líquidos de uma só vez a criança pode vomitar com maior freqüência.
• Episódios freqüentes de infecção podem levar ao atraso no desenvolvimento – FIQUE ATENTA! Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa para receber as orientações da equipe de saúde!

Nenhum comentário: