sexta-feira, 9 de março de 2012

Alimentos Orgânicos:De "Conceitos" até "Onde encontrá-los"!


Você sabe o que são alimentos orgânicos?

A definição segundo a Lei 10.831 de 23 de dezembro de 2003,considera-se produto da agricultura orgânica ou produto orgânico, seja ele in natura ou processado, aquele obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local.

Mas então o que seria um sistema orgânico de produção agropecuário?

 

Também segundo a mesma lei,a finalidade de um sistema de produção orgânico é: 
I - a oferta de produtos saudáveis isentos de contaminantes intencionais; 
II - a preservação da diversidade biológica dos ecossistemas naturais e a recomposição ou incremento da diversidade biológica dos ecossistemas modificados em que se insere o sistema de produção; 
III - incrementar a atividade biológica do solo; 
IV - promover um uso saudável do solo, da água e do ar, e reduzir ao mínimo todas as formas de contaminação desses elementos que possam resultar das práticas agrícolas; 
V - manter ou incrementar a fertilidade do solo a longo prazo; 
VI - a reciclagem de resíduos de origem orgânica, reduzindo ao mínimo o emprego de recursos não-renováveis; 
VII - basear-se em recursos renováveis e em sistemas agrícolas organizados localmente; 
VIII - incentivar a integração entre os diferentes segmentos da cadeia produtiva e de consumo de produtos orgânicos e a regionalização da produção e comércio desses produtos; 
IX - manipular os produtos agrícolas com base no uso de métodos de elaboração cuidadosos, com o propósito de manter a integridade orgânica e as qualidades vitais do produto em todas as etapas.

Pois bem,alimentos orgânicos só pelo fato de serem insentos de contaminantes intencionais(em outras palavras AGROTÓXICOS) e por serem cultivados de forma sustentável já devem ser uma prioridade na hora de se fazer uma escolha!
Poréeeeemmmm...
... uma pesquisa feita pelo Idec(Instituto de Defesa do Consumidor) detectou que 74% da população que participou da pesquisa, consumiria SE: FOSSE MAIS BARATO!Em segundo lugar 20% consumiria SE: HOUVESSE MAIS FEIRAS ESPECIALIZADAS PRÓXIMAS DE CASA.
Os alimentos orgânicos, em geral, são mesmo mais caros que os convencionais porque já incorporam o custo da produção sustentável. Mas o valor é especialmente mais alto nos supermercados, como verificou a pesquisa do Idec realizada em 2010 e publicada na edição no 142 da Revista do Idec. Nas feiras especializadas encontram-se os melhores preços, e como identificou o levantamento de 2010, a diferença de valor de um mesmo produto em relação ao supermercado chegava a incríveis 463%! Contudo, nem sempre o consumidor sabe se existem feiras em sua cidade e, quando existem, onde ficam...
O Idec, em parceria com o Fórum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor (FNECDC) e outras organizações que apoiam a comercialização agroecológica, pesquisou a existência desses espaços nas 27 capitais do país e mapeou sua localização, o horário de funcionamento, os principais alimentos comercializados e se havia algum mecanismo que comprovasse sua origem orgânica.


Então,se você (que mora em alguma capital brasileira) quer saber onde encontrar feira de orgânicos próximos de você:

Clique AQUI!!!

Uma dica:Para quem não mora em capitais procure se informar em orgãos e associações de agropecuaristas de sua região!OK?
Outra dica:Esta vale para todos!!!
Se tem condições, crie sua horta em casa!!!Hoje em dia nos meios virtuais você encontra várias dicas de como fazer, e como fazer até para quem tem pouco espaço!rs!

Inspirem-se!

Esta abaixo é a minha( de ervas aromáticas)!Na varanda do apartamento!!!
Já falei dela aqui no blog!

Outras sugestões:





Esta é para quem tem mais espaço!Pelo menos um quintalzinho!!



Espero que este "post" tenha sido útil e esclarecedor!

Fontes do post:

Nenhum comentário: