quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como montar uma lancheira saudável para os escolares?

A primeira dica antes de escolher os ingredientes para a montagem do lanche escolar das crianças é verificar os rótulos dos produtos.Nas informações nutricionais você poderá descobrir se o alimento é saudável ou não.Fique atento ao valor energético da porção,teor de sódio,gordura trans e saturadas.Alguns vilões escondidos também, são os corantes e aditivos,aos quais deve se dar uma atenção visto a possibilidades de alergias com relação a estes.Fique atento também aos valores dos micronutrientes,se estes estão contidos ou preservados no alimento,como por exemplo as fibras,vitaminas e minerais.
Outra dica importante,a menos que a criança seja portadora de diabetes,alimentos diet ou light não devem ser utilizados...Utilizando a criatividade, alimentos ricos em gorduras e açúcares podem ser substituídos por outros como frutas,vegetais e cereais!
Em média um lanche escolar deve variar de 200 a 300 Kcal, porém este valor pode variar com a idade e atividade física.


A merenda escolar deve ser equilibrada de forma que cotenha uma pequena porção de proteína de boa qualidade,um pouco de carboidrato(de preferência que agreguem fibras) e um pouco de gordura mono ou polinsaturadas.
Na hora de escolher bebidas, boas opções são: sucos de frutas naturais(deve-se trabalhar de forma que não seja adicionada nenhum açúcar ou pouquíssima quantidade deste),o leite também é uma execelente opção,assim como iogurtes e leites fermentados.Alerte-se para os sucos industrializados pois em geral possuem alto teor de açúcar além de pouco teor nutritivo,assim como os sucos industrializados,atente-se para as ofertas de bebidas adocicadas e ainda para bebidas lácteas,que NÃO são a base leite mas sim de soro de leite.
As escolhas dos alimentos devem ser variadas ao longo da semana para garantir a ingestão de nutrientes variados,assim 1 vez por semana pode-se abrir mão para o consumo de algum tipo de guloseima(achocolatados,bolachas doces e etc) já que é peculiar o interesse destas na infância.
Para compor a merendeira na prática o ideal é que sempre tenha um tipo de fruta,as mais fáceis são maçãs,pêras,bananas,goiabas,uvas...,porém as mais difíceis como melancia,melão,mamão,abacates, também podem ser uma opção oferecendo-as fracionadas dentro de potinhos.Com relação a laranja esta ´deve ser oferecida já descascada e cortada para chupar ou também pode ser fracionada em gominhos.O mesmo vale para as tangerinas e mexericas.
Aliado à fruta deve haver uma proteína que pode ser encontrada nos leites e derivados ou até mesmo em carnes,aves e peixes, fazendo estes  parte de um recheio de sanduíche,como por exemplo:pasta de atum,frango desfiado,molho de carne moída,carne maluca...
E por fim uma fonte de cereais como bolos,pães e biscoitos integrais.
Segue um exemplo de cardápio semanal de merenda escolar:
  • Segunda-feira:Sanduíche de Bisnaguinha com Queijo Branco,Suco de Goiaba Natural e 1/2 mamão papaya em cubinhos.
  • Terça-feira:Torradinhas Integrais com Requeijão,Leite Fermentado e Maçã.
  • Quarta-feira:Mini Sanduíche com Recheio de Frango desfiado com Tomate,Suco de Melão e 1 laranja.
  • Quinta-feira:Bolo Integral de Banana,Aveia e Mel,Potinho de Iogurte e 1 Ameixa.
  • Sexta-feira:Muffin Integral com Legumes,Suco de Acerola e 1 fatia fina de Abacaxi.

Mais algumas dicas:

*Para as escolas que oferecem a opção de compra de merenda em cantinas,a questão é exigir da escola um trabalho de educação nutricional com as crianças para que façam escolhas saudáveis(também deve ser trabalhado pela família)e de oferecimento de alimentos nutritivos ao invéz de uma vasta oferta de alimentos não saudáveis.

**Em casos de escolas que oferecem as alimentações inclusas na mensalidade,também deve haver rigor dos pais em avaliarem o que está sendo oferecido no cardápio.

***Em caso de dúvidas nas orientações e avaliações das merendas e até mesmo refeições, procure um nutricionista para acompanhamento.

****E por último,busque escolas que dão importância às questões nutricionais e alimentares e que promovam atividade física regular,pois assim você estará prevenindo seu filho da obesidade infantil!




Nenhum comentário: