quinta-feira, 21 de julho de 2011

Nutrição na Anorexia e Bulimia Nervosa

Os distúrbios alimentares são enfermidades psiquiátricas debilitantes caracterizadas como um distúrbio persistente nos hábitos alimentares ou nos comportamentos de controle de massa corporal que resulta em danos importantes na saúde física e no funcionamento psicossocial.
Numerosas mudanças fisiológicas resultam dos hábitos de controle de corporal de pacientes com Anorexia Nervosa e Bulimia Nervosa.Algumas mudanças são menores e que ocorrem em seguida da ingestão reduzida de energia,outras são alterações patológicas que podem ter consequências em longo prazo e há ainda as que representam condições pontenciais de ameaça à vida.
A Anorexia Nervosa é uma doença caracterizada pela recusa em manter uma massa corporal minimamente normal,medo intenso de ganhar massa corporal,distorção da imagem corporal e amenorréia em mulheres após a menarca.Ela pode ser do tipo restritiva ou purgativa.
Já a Bulimia Nervosa é caracterizada por episódios repetitivos de complusão alimentar seguidos de métodos compensatórios inadequados como purgação,incluindo vômitos autoinduzidos ou uso impróprio de laxativos,diuréticos,dentre outros...
Além da Anorexia e Bulimia Nervosa há também o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódico além dos trantornos alimentares não específicos.
O tratamento dos distúrbios alimentares requer uma abordagem multidisciplinar que inclui intervenções psiquiátricas,psicológicas e nutricional.

A reabilitação nutricional  nestes casos pode corrigir algumas consequências fisiopatológicas da desnutrição nos distrúrbios alimentares como: recuperação do estado hipometabólico e da instabilidade dos sinais vitais.
Os objetivos da Nutrição na reabilitação de pacientes com anorexia e bulimia nervosa também incluem a restauração da massa corporal e normalização dos padrões  e comportamentos alimentares.
O sucesso do tratamento além de exigir o empenho dos profissionais de saúde também requer o suporte da família  e  dos amigos.

Nenhum comentário: