segunda-feira, 28 de maio de 2012

Probióticos e Prebióticos na Saúde!!!


O que são Probióticos?


São microrganismos vivos que,administrados em quantidades adequadas,conferem efeito benéfico à saúde do hospedeiro.Esta definição é dada pela OMS,porém acredita-se que esta definição não se manterá por muito tempo,pois existem vários microrganismos,como por ex:os componentes dos fermentos lácticos e insumos dos diferentes produtos lácteos fermentados;que são benéficos às saúde do hospedeiro,porém não considerados probióticos por não cumprirem todos os critérios para a denominação.
Podemos citar com exemplos das principais bactérias probióticas utilizadas em alimentos:L.casei var. shirota/L.casei ssp. casei/B.bifidum/Enterococus faecim/L.acidophilus...dentre outras.Estas podem ser encontradas em prateleiras de supermercados, em alimentos como:Quefir,alguns leites fermentados,alguns iogurtes...Mas também podem ser encontrados em forma de cápsulas em drogarias ou farmácias de manipulação.
Alguns dos benefícios que se pode ter através do consumo de probióticos são:Combate às diarréias de diferentes etiologias,modulação do sistema imunológico(impedimento do desenvolvimento de microrganismos patogênicos),inibição do câncer de cólon retal,modulação de dermatites atópicas e alergias em crianças,diminuição da absorção de substâncias indesejáveis...dentre outras.

O que são Prebióticos?


São definidos como alimentos não digeríveis pelo hospedeiro e que tem propriedade de serem fermentados de maneira seletiva no intestino,favorecendo o seu bem-estar.
A funcionalidade dos ingredientes prebióticos pode ser de atuação direta ou indireta.
A ação direta está ligada ao aumento do tempo de  esvaziamento do estômago,modulação do trato digestório e diminuição do colesterol.Pela ação indireta,modulam a fermentação microbiana,estimulando o aumento de ácidos graxos de cadeia curta,diminuição do pH intestinal,diminuição da absorção de amônia,dentre outras...
Exemplos de Prebióticos são os frutooligossacarídeos(FOS) e a inulina,que podem ser encontrados em alimentos enriquecidos ou em alimentos de origem vegetal como:tomate,alho,cebola,banana,cevada,aveia,alcachofra,verduras outros mais!

Cuide- se! Tenha uma vida saudável!
Assimile os probióticos e prebióticas em sua alimentação!!!

Nenhum comentário: