quarta-feira, 30 de maio de 2012

Guia de como montar uma salada perfeita!


Uma salada preparada de maneira e com alimentos corretos,pode suprir todas as suas necessidades numa refeição,em termos de micronutrientes(vitaminas e minerais) e macronutrientes (carboidratos,lipídeos e proteínas),além das fibras!!!Quando uma salada é preparada de maneira errada,ela pode carecer de nutrientes e/ou ainda pode ser comparada à nocividade de um fast-food quando acrescentada de molhos calóricos,queijos amarelos,embutidos,conservas,entre outros...
Para montar uma salada completa e nutritiva, o primeiro passo é selecionar pelo menos uma folha verde escuro,como o espinafre,agrião,rúcula,couve...Estas são ricas em ferro,vitamina K,magnésio,ácido fólico,dentre outros nutrientes específicos de cada uma.

Escolha uma porção de pelo menos 40 g de  proteína magra e de alta qualidade, pois além do valor protéico ela conferirá saciedade.A proteína magra e de alta qualidade pode ser encontrada em ovos em geral,ricota,tofu,queijo cottage,queijo branco fresco,peito de frango,peixe(atum,sardinha,salmão..),frutos do mar...Uma boa opção também é o Kani-Kama.
Dê cor e vida à sua salada!Uma salada de cores variadas garantirá a você variados nutrientes!
Escolha vegetais amarelo-alaranjados,como a cenoura,abóbora e pimentão,pois são ricos em vitamina A.Dê uma atenção aos de cor roxa pois possuem pigmentos funcionais,além de propriedades antioxidantes.Lembre-se dos vermelhos,ricos em licopeno,por ex: tomate,melancia...E por aí vai!!
Inclua mais fontes de fibras e proteínas através das leguminosas,em especial os feijões e o grão de bico.

Escolha uma oleaginosa para dar um toque de gorduras boas,como por exemplo:ômega-3 e 6.
Para dar o toque final eleja uma tipo de semente, pois em geral são ricas em anti-oxidantes como por ex:vitamina E.
Você pode variar entre  a semente girassol,semente de linhaça,semente de abóbora,quinua,semente de sesamo...


Passe longe da MAIONESE e de molhos calóricos!
Vejam abaixo, a questão da maionese que gostaria de esclarecer!!!

Diferentemente da alusão que a Helmmans faz a esta, em um comercial errôneamente veiculado nas emissoras de TV,a maionese não é um alimento saudável!!!A alusão é pura ilusão!!!
Embora o azeite seja mais calórico do que a maionese,ele é rico em ômega-3,suas propriedades ajudam a prevenir as dislipidemias,é de fácil digestão,possui efeito protetor da epiderme,acelera as funções metabólicas e etc,etc e etc.
Já a maionese,ela possui sim ômega-6 e pouquíssimo ômega-3 por conta do óleo vegetal,porém também possui  gordura saturada e colesterol,que somando os dois ultrapassa o valor referente às gorduras boas.Além disso possui sódio e o azeite não.Além de tudo isso, a maionese possui corantes ,aromatizantes e conservantes artificiais!
Com relação aos molhos, prepare molhos pouco calóricos e saudáveis,já falei e dei dicas de receitinhas sobre o assunto AQUI!

Mais opções para temperar sua salada!

Deixe o sal de lado e prefira temperar com AZEITE DE OLIVA,AZEITE DE LINHAÇA,ÓLEO DE GERGELIM,ERVAS FRESCAS,ERVAS SECAS,ESPECIARIAS,SUCO DE LIMÃO,COULIS DE FRUTAS,COMO MARACUJÁ,LARANJA...

E então?Gostaram das dicas?Quero saber!!!
Colaborem com a intenção do blog de repassar saúde e compartilhem esta postagem!!!
Seria ótimo também se deixassem aqui nos comentários, sugestões de saladas que vocês já fizeram ou que pretendem fazer depois de lerem o post!!! =)

Dúvidas?!

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei o post!!!
Estou providenciando tudo para preparar uma super alimentação!!!
Cris Gasparotto