sexta-feira, 27 de maio de 2011

Atitudes cotidianas em prol de bons hábitos alimentares das crianças.

A alimentação infantil atualmente pode ser um fator um tanto preocupante para os pais, pois a todo momento não só nós, mas principalmente as crianças estão expostas a uma série de produtos alimentícios os quais colaboram para desviar os devidos e corretos hábitos alimentares.Tais produtos alimentícios como:guloseimas,refrigerantes,bebidas açucaradas,doces,frituras,salgadinhos,dentre outros,estão cada vez mais disponíveis nas prateleiras dos supermercados,dos restaurantes,e geralmente em altura acessível aos pequenos,e ainda, são divulgados a todo momento pela mídia instigando a curiosidade pelo consumo dos produtos,pois estão sempre acompanhados de tarjas de super heróis,princesas,personagens de desenho animados e por ai vai...
O segredo então está em algumas mágicas que cabem aos pais conseguirem realizar...
  • Como o velho ditado diz, que os filhos constumam imitar aos pais,um bom começo é fazer com que a criança realize as refeições juntamente com os membros da família, momento o qual ela poderá observar os hábitos dos adultos.É importante sempre ter à mesa frutas,vegetais e sucos naturais e nunca desisitir de sempre oferecer à criança.Alguns estudos concluíram que após a insistência acima de 20 vezes,servindo o alimento no prato da criança, esta acaba aceitando o alimento.Esteja atendo em OFERECER e não OBRIGAR a criança a comer.
  • Estimule a criança a preparar o seu próprio lanche ou refeição, isto fará com que ela se sinta importante neste processo.Os lanches e refeições devem ser equilibrados(Fartos em frutas,vegetais,proteínas,cereais e pouca gordura e açúcar simples).
  • Pratos coloridos e chamativos podem estimular o pequeno a comer uma pouco mais.
  • Os doces,guloseimas e refrigerantes não são proibidos mas devem ser regrados,como por exemplo:2x na semana e em pequena quantidade.
  • Lembre-se papai e mamãe, nas compras deve haver ponderação...as crianças só se alimentam do que os pais compram, portanto não adianta almejar um bom hábito alimentar da criança se a dispensa está farta de alimentos indejáveis, ricos em açúcares e gorduras.Os alimentos de alta densidade calórica, principalmente antes das refeições suprimem o apetite.Saciam sem nutrir!
  • Pergunte a criança o que ela gosta de comer e tente criar receitas que levem o que elas gostam acrescentando outros alimentos nutritivos à preparação.Por ex:Se a criança gosta de bolo,acrescente frutas e cereais integrais à massa.Se visualmente elas rejeitam, bata tudo ao liquidificador.Outro ex:Se elas gostam de feijão,cozinhe-o juntamente com verduras e legumes.Bata o caldo com os legumes e depois junte novamente aos grãos.
  • Os líquidos devem ser oferecidos moderamente durante as refeições, pois tomam parte do volume do estômago aumentando a sensação de saciedade.
  • Não deixe que o intervalo das refeições ultrapasse 3 horas.Estimule a ingestão de frutas, sucos, naturais, iogurte, leite, ovos, queijo...
  • A alimentação em frente à TV ,computador ou vídeo-game deve ser estritamente proibida pois ocorre a distração no momento da alimentação, fazendo com que a criança não curta o prazer de se alimentar,e ou o faça rapidamente de forma insuficiente,além do compromentimento da mastigação adequada.
  • Por último,procure um profissional nutricionista para orientar individualmente de acordo com as necessidades da criança no momento.Está desnutrida?Está anêmica?Está com déficit de crescimento?Está com baixo peso?Todas estas questões e outras mais podem ser sanadas com o acompanhamento nutricional juntamente ao profissional de nutrição.

Nenhum comentário: