domingo, 17 de abril de 2011

Páscoa e Saúde!

Já estamos próximos à comemoração da Páscoa,a qual nos traz um belo significado:A ressurreição de Cristo...Tempo de reflexão,tempo de renovação...
O ovo representa a origem,a vida, o nascimento...Por isso culturalmente comemoramos esta data trocando ovos de chocolate,além de fartas mesas com preparações elaboradas e simbólicas,como por exemplo: preparações à base de bacalhau e outros peixes...
Como então comemorar de forma que após os chocolates e os banquetes,sua saúde ainda continue preservada?Como adaptar as comemorações a quem tem restrições alimentares como por exemplo,intolerância à lactose?Doença celíaca?Diabetes?
Bom,então vai algumas dicas para as nossas comemorações...

  1. Dê preferência à escolher preparações à base de peixes de àguas frias,como salmão,atum e arenque.A sardinha também é uma opção!Estes peixes são ricas fontes de ômega-3.
  2. Se o bacalhau fará parte da receita,tenha cuidado,pois possui alto teor de sódio e não sendo realizado um dessalgue adequado pode ser muito prejudicial para um hipertenso.
  3. Prepare a mesa com fartas saladas e sirva-as antes dos pratos quentes,pois elas são ricas em fibras e farão com que a saciedade chegue mais rápido,colaborando para evitar os excessos cometidos nestas ocasiões.
  4. Para sobremesa tenha sempre a opção de frutas frescas,assim como também para as bebidas sempre tenha a opção de um suco natural de frutas.
  5. Caso haja alguém celíaco na família que irá comemorar junto,fique atento às preparações "geralmente cremes e molhos"que precisam de consistência.Escolha o amido de milho e nunca o trigo.Em preparações que o trigo é a base,teste a receita com fécula de batata,mandioca,polvilho ou até mesmo fubá...
  6. E os chocolates?Os amargos são a melhor opção,pois possuem menor teor de gordura saturada e açúcares.Os brancos são os mais agressivos,maiores teores de gordura.Até mesmo com os diets temos que ter cautela,pois apesar de serem zero açúcar,para conferir o sabor possuem alta dosagem de gorduras.Para indivíduos que tenham intolerância à lactose,a saída são os produtos especiais,no mercado já conseguimos encontrar chocolates zero lactose e até mesmo ovos industrializados.Querendo usar a criatividade estes ovos podem ser artesanais,bastando adquirir a barra do chocolate "que sai mais em conta" e preparando seu próprio ovo em casa.Para recheá-los, bombons cobertos com chocolate zero lactose e recheio a base de doce de frutas...abacaxi,goiaba,banana...hummmmmm!!!
  7. Caso ainda assim alguns excessos ocorram,um dose de atividade física ajudará contrabalancear!!!
FELIZ PÁSCOA PARA TODOS!!!
QUE O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA ESTEJA EM NOSSOS CORAÇÕES!!!

ESTOU MUITO FELIZ!MINHA FAMÍLIA VIRÁ COMEMORAR AQUI NA MINHA CASA!!!

Nenhum comentário: