sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Nutrição e Controle do Peso Corporal

*Primeiro ,vamos entender um pouco sobre composição corporal...




A masssa corporal frequentemente é descrita em termos da sua composição,tradicionalmente o modelo que tem sido mais usado é o que divide a massa corporal em massa gorda e massa corporal magra.
A massa gorda é definida como a gordura de todo o corpo,incluindo o cérebro,tecido adiposo e massa livre de gordura.A massa livre de gordura pode ser divida entre água,proteína e componentes minerais.Frequentemente é confundida como massa magra.
A massa corporal magra é parte do corpo livre de gordura,e inclui os músculos,os,ossos,medula óssea e tecido nervoso.Ela é maior nos homens,aumentam com o exercício físico e é menor em idosos.
Nosso corpo necessita da gordura essencial,que é a gordura necessária para as funções fisiológicas normais.Nos homens considera-se gordura essencial,aproximadamente 3% e em mulheres 12% da gordural corporal.
A variação de gordura corporal total(gordura essencial + armazenada),associada à otimização da saúde é de 8% a 24% do peso corporal em homens e de 21% a 35% em mulheres.Em atletas de elite esta média é bem menor.

*Agora,vamos entender como é o controle da massa corporal...



Algumas evidências sugerem que a regulação do peso corporal ocorre a curto e longo prazo.A regulação a curto prazo governa  o consumo de alimentos, de uma refeição a outra e a de longo prazo é controlada pela disponibilidade das reservas adipócitas(de gorduras),assim como pelas respostas hormonais.À medida que a regulação a curto prazo é comprometida ocorre o desequilíbrio da massa corporal,que pode resultar no sobrepeso e na obesidade.A regulação a longo prazo parece envolver um mecanismo,em que a massa adiposa juntamente com os hormônios liberam um sinal (através da adipocitocinas)de que a massa corporal está sendo alterada,isso ocorre por exemplo,quando há perda de peso.
Está aí um dos motivos pelos quais ganhamos peso facilmente e para perdermos o processo é um pouquinho mais demorado,(o que é o ideal)...Isto tambem explica porque a perda de peso rápida,não é vantajosa e tende ao reganho de peso,pois o reflexo a longo prazo pode interpretar que a perda de massa corporal rápida se deve a privação execessiva de alimentos,portanto o metabolismo abaixa para poupar mais recursos,acumulando mais gordura levando ao reganho do peso que foi perdido de forma inadequada.
A regulação a curto prazo é mais sensível (por isso,ganhar peso é rápido), pois se consumirmos alimentos além de nossa demanda energética e realizarmos pouca atividade física,obviamente ficaremos com sobrepeso ou até mesmo obesos.Muitos fatores subjacentes tem sido associados à este ganho de peso,como:aumento da porções dos alimentos,maior frequencia de refeições na rua,maior tempo assistindo televisão ou dedicados a computador e jogos eletrônicos,mudanças no mercado de trabalho e criminalidade que intimida a realização de exercício físico fora de casa.

*Explicando a diferença entre sobrepeso e obesidade...

O sobrepeso é um estado no qual a massa corporal excede o padrão baseado na altura,já a obesidade é condição de gordura excessiva e tem sido associada à mortalidade e doenças crônicas como o diabetes melito,doenças cardiovasculares,hipertensão arterial,dislipidemis,doenças da vesícula e alguns cânceres...

*O que é necessário para perder peso?



Para uma perda de peso eficaz e mantenedora é necessário que haja mudança do estilo de vida,aumento da atividade física,terapia psicológica quando necessária,redução e reeducação da ingestão alimentar de forma adequada(acompanhada por um nutricionista),suplementaçõa nutricional quando for adequado, em alguns casos medicamentos, ou na falência de todas estas tentativas e cumprindo-se os requisitos e indicações,a cirugia bariátrica.
Tendo em vista que a mudança de estilo de vida é fundamental,é necessária até mesmo em casos de indicação de cirurgia e é o primeiro passo para se tentar o sucesso ,vou dar algumas dicas de estratégias para esta modificação...
  • Determine metas em longo prazo e fáceis de alcançar.
  • Se automonitore.Faça recordatórios alimentares e pese-se semanalmente
  • Realize compras quando não estiver com fome.
  • Concentre-se na refeição ao realizá-las.
  • Enfrente barreiras.Faça planejamento de suas refeições.
  • Controle seu stress de alguma forma(lazer,meditação,yoga,relaxamento...)
  • Encontre apoio familiar,de amigos e de profissionais de saúde(nutricionistas,educadores físicos,médicos,psicólogos...).
  • Faça um contrato de mudanças reais e cumpra-as.


Nenhum comentário: