quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Alimentação e Menopausa


Menopausa, um processo biológico natural que ocorre nas mulheres,porém muito temido.Este processo biológico sinaliza o fim do período fértil,em que os ovários param de funcionar e consequentemente deixam de produzir os hormônios progesterona e estrógeno.A falta de produção deste hormônios pode gerar sintomas desagradáveis como: depressão, calor intenso, suores noturnos, diminuição da lubrificação vaginal, irritabilidade, insônia e ansiedade.Estes sintomas já podem ser percebidos alguns anos antes da menopausa de fato.
É necessário esclarecer também que quando há a diminuição da produção de estrógeno,há um aumento de deposição de gordura principalmente abdominal,consequentemente levando a um ganho de peso.Há também um risco aumentado de infartos e osteoporose.Uma diminuição da massa magra e do colágeno também ocorrem.
A busca pela solução ou até mesmo para atenuação dos sintomas passa a ser uma rotina para as mulheres nesta fase,portanto deve haver uma preparação .Quanto melhor for a alimentação e o estilo de vida da mulher,melhor será sua menopausa.Para quem já está quase lá,e ainda não se alertou quanto a isso,ainda há orientações a serem seguidas que podem ajudar neste processo.O interessante também é a busca de uma atendimento nutricional para que estas orientações sejam mais individualizadas.
Então, quais as orientações em geral podem ajudar no processo da menopausa?


  • Fracione suas refeições em pelo menos 6 vezes ao dia e coloque horários certos para que ocorram.
  • Em cada refeição ingira volumes pequenos.
  • Evite frituras e alimentos gordurosos devido ao problema de ganho de peso e  aumento de deposição de colesterol LDL.
  • Consuma alimentos ricos em cálcio,leite e derivados(desnatados),leite de soja,tofú,verduras e vegetais verde escuro,sementes(abóbora.melancia...)
  • Aumente o consumo de antioxidantes na alimentação como:alimentos ricos em vitamina C(laranja,acerola,cajú,goiaba,pimentão),ricos em vitamina E(azeite,castanhas,amêndoas,nozes...),ricos em betacaroteno(cenoura,abóbora,pimentão vermelho,mamaão),ricos em Zinco(cereais integrais e carnes,frutos do mar),ricos em selênio(castanha do Pará e peixes) e ricos em manganês(pistaches,avelã,amêndoas).
  • Introduza soja em sua alimentação.Inove:Utilize soja texturizada para fazer molhos,bolinhos assados ou grelhados,tortas,saladas.Utilize em forma de grão também,são execelentes para saladas e caldos.
  • Crie o hábito de ingerir linhaça (rica em ômega 3)pelo menos em uma das refeições.É necessário que seja triturada na hora do consumo ou que já compre estabilizada, pois esta oxida  e perde suas funções.Atum,salmão,arenque e azeite também são boas fontes de ômega 3.
  • Ingira protéina de alto valor biológico como: carnes vermelhas magras,aves,peixes e ovos.(ATENÇÃO:Gelatina ao contrário do que se pensa não é fonte protéica de boa qualidade).
  • Ingira bastante água.
  • Consuma no mínimo 3 porções de frutas  e vegetais ao dia.

Garantindo a ação destas orientações os sintomas da menopausa podem ser amortercidos e as mulheres neste estágio poderão viver este período com maior qualidade de vida! A atenção à realização de práticas de atividade física frequente também deve ser dada e exercida!




Nenhum comentário: