Ontem lendo uma reportagem em uma jornal,gostei muito do conteúdo e resolvi falar sobre isso aqui no blog,já que hoje o sobrepeso e obesidade são problemas de preocupação em nível de Saúde Pública em nosso país,pois em conjunto estão chegando à quase 50% da população brasileira.
Apesar das diversas origens para chegar-se ao estado de obesidade, um dos detalhes que às vezes pode passar despercebido e que pode contribuir para tal fato,é o açúcar de adição nos alimentos que consumimos.Estudos dizem que apesar do consumo do açúcar de mesa estar diminuindo nos últimos 15 anos, em contrapartida o açúcar de adição(açúcar adicionado aos alimentos) dobrou.
O açúcar de adição chega ao consumidor por meio dos alimentos processados,como os refrigerantes, bebidas açucaradas (refrescos,sucos industrializados e artificiais,chás,bebidas à base de guaraná,milkshakes...), biscoitos, doces, bolos, chocolates, guloseimas, sobremesas, dentre outros.
Ao longo de várias pesquisas já realizadas, foi observado que o consumo destes alimentos aumentou significativamente.Segundo uma delas,o açúcar de adição aumentou em 200% nos refrigerantes e 100% nos biscoitos.
Vale ressaltar que todos estes alimentos citados,em geral são alimentos de calorias vazias,ou seja, oferecem uma alto conteúdo calórico,sem nos oferecer quase nada ou nada em nutrientes.Ainda vale ressaltar também que estes alimentos oferecem baixa saciedade, podendo nos levar à compulsão alimentar.As calorias vindas dos alimentos com meio líquido possuem ainda menor poder de saciedade em relação aos sólidos.Para uma maior saciedade o alimento tem que nos fornecer nutrientes,como os carboidratos complexos,proteínas e fibras.
O elevado consumo de alimentos ricos em açúcar de adição,além de levar ao aumento de peso, pode fazer com haja redução do consumo de alimentos fontes de proteínas, minerais e vitaminas, contribuindo para uma piora do estado nutricional do indivíduo, levando por exemplo, a quadros de anemia e carências nutricionais...Isso mesmo, apesar da pessoa estar obesa não significa que ela está bem nutrida!
Então, diante de tudo isso, se você está obeso ou com sobrepeso e deseja perder este peso em excesso, primeiramente procure um nutricionista para lhe ajudar neste processo, assim você será assistido individualmente, de acordo com suas necessidades, fazendo com que o processo se torne menos complexo, desgastante e sem frustrações.Em segundo lugar, mas não menos importante que o primeiro,é ter força de vontade em atingir seus objetivos,e em terceiro vão aí algumas dicas que podem ajudar:
- Evite os alimentos ultra-processados em geral:pratos semi-prontos,bebidas industrializadas,biscoitos,bolachas e doces em geral...
- Dê preferência a alimentos naturais,como as frutas e vegetais.
- Acrescente os alimentos integrais e grãos em sua rotina alimentar:pão integral,arroz integral,granola,aveia,cereais matinais,linhaça,farelos,soja,cevadinha,feijões,dentre outros...
- Acrescente as oleaginosas também na sua alimentação:castanha do pará,amêndoas,avelãs,castanha de cajú.O uso deve ser feito com moderação.
- Dê mais valor aos alimentos preparados em casa,principalmente ao arroz e feijão.
- Dê preferência a consumir carnes vermelhas magras,pescado e aves.Retire a gordura aparente ou a pele quando for o caso.
- Prefira consumir leite e derivados desnatados.
- Restrinja o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras a no máximo 1 porção de 25 a 30g ao dia.
- Utilize várias fontes de fibras:ingira as frutas com casca quando possível,prefira vegetais crus,insira farinhas e/ou mix de fibras nos alimentos,como numa vitamina de frutas,num iogurte,numa salada de frutas...
- Atividade Física sempre e diária!Mantenha-se ativo!Caminhadas e prática de algum esporte já é um bom começo!
Contra a Obesidade,em favor da saúde,com menos açúcar,gordura e sódio!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário